quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cimeira Luso-Espanhola / Cumbre Luso-Española


José Sócrates e José Luís Zapatero, os primeiros-ministros de Portugal e Espanha lideram as delegações dos dois governos que se reúnem hoje na cidade espanhola de Zamora na 24ª cimeira luso-espanhola, tendo como temas como a saúde e a ciência mas onde certamente não vai ficar de fora a crise económica.

Segundo veicula a comunicação social desta manhã, os dois governos deverão procurar formas de cooperação bilateral para ajudar a estabilizar as duas economias, no âmbito dos esforços de resposta à crise. De ambos os lados, destaca-se o facto da cimeira ser a reunião bilateral com maior nível de participação, o que segundo responsáveis espanhóis transforma o encontro "numa quase reunião conjunta de governos" onde serão abordados vários temas importantes para os dois países e para a nossa região em concreto.

Em Elvas já está em vigor o protocolo que permite às grávidas recorrer aos serviços de saúde de Badajoz para a realização dos partos.

Os dois governantes devem agora acertar na cimeira de Zamora o alargamento desta possibilidade a toda a zona de fronteira, sendo que todas as valências médicas estarão abrangidas. Logo que a medida entre em vigor portugueses e espanhóis terão acesso a cuidados médicos em qualquer dos lados da fronteira. Uma fonte do Governo adiantou ainda ao Jornal de Notícias que o protocolo deverá também permitir a partilha de recursos humanos e de equipamento.

O encontro de Zamora deverá anunciar também as datas para a conclusão das obras do TGV e formalizar a definição da localização da estação internacional Elvas-Badajoz.

Esperam-se, portanto, boas notícias para Elvas e também já ouvi nos meios políticos falar de uma grande surpresa... espero que seja agradável. Vou ficar à espera para ver.

Os dois primeiros-ministros deverão ainda analisar os temas de energia e alterações climáticas e a presidência espanhola da União Europeia, que vai decorrer no primeiro semestre de 2010. Neste capítulo europeu para além de outros assuntos revelantes, deverá ser abordada a cimeira ibero-americana que decorre no Estoril em 2010 e outras questões bilaterais como a criação de um comité conjunto para as celebrações dos 25 anos de adesão de Portugal e Espanha à UE.
Fontes:OJE/TSF/Lusa

18 comentários:

Anónimo disse...

Pode não vir a propósito do post a esta é fresquinha.

Hoje foi abordado na AR a questão das urgência no nosso Hospital;

Para que conste, estavam 3 melros de Elvas nas galerias a assistir a tão importante debate.

Quem defendeu a petição foi a deputada do portinholas, não houve sequer votação (nem poderia óbviamente haver) porque o assunto das urgencias está há mais de quanto tempo resolvido, como se sabe, pela intervenção de Rondão Almeida. As nossas urgências funcionam com um despacho excepcional, excepcional porque tem valências que outras urgencias não têm, por isso mesmo é excepcional.

Apesar de avisarem que havia transporte à borlix (eles que tanto criticam as viagens do pessoal da idade de ouro) não apareceu ninguém, foram 3 num carro com 2 lugares vazios;

Ora, isto só prova que os elvenses estão confiantes nas palavras do presidente Rondão Almeida.

Aguademos agora o espalhafato dos portinholeiros e afins num chorrilho de má lingua como de costume.

Anónimo disse...

Grave foi o Cabaceira ter dito à Rádio Elvas que o PS foi contra e os outros partido a favor!

O que aconteceu foi que o PS disse que a petição não se justificava porque o assunto dasa urgêncxias já tinha sido resolvido pela Câmara e pelo Governo.

Os deputados do PS também garantiram que as urgências do Hospital de Elvas continuariam sempre a funcionar como estão e a ser reforçadas com tudo o que já está assumido.

Mas claro que isto não interessava ao Cabaceira dizer, porque esta teatro que ele montou se tratou da parte do PSD de Elvas de uma mera acção de propaganda demagógica. Ao ponto a que isto chega!

Manuel Henrique

Anónimo disse...

Agora, já não há dúvidas!
Agora, já está à vista de todos.
Bem podem calar, ou apresentar desculpas esfarrapadas, mas a grande notícia da política elvense dos últimos dias é esta: José Júlio Cabaceira é escorraçado pelos ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão)!

Lembram-se dos tempos em que Cabaceira e Abreu eram ajudantes na recolha de abaixo-assinados?
Lembram-se dos tempos em que Vieira ajudava nesta causa, claramente sindical, como se sabe?
Lembram-se dos tempos em que a petição foi entregue na Assembleia da República e lá estavam Cabaceira e Abreu?
Lembram-se da deputada (Teresa Caeiro) que ficou com a pasta debaixo do braço ser do CDS-PP (Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas)?

Bem. Quem se lembra de tudo isto faça o favor de guardar na prateleira do irrepetível.
A firma “Vieira, Abreu, Dores & Cª Lda.” deixaram Cabaceira a pé. Ou melhor: deixaram-no meter-se sozinho no carro para Lisboa; os outros ficaram cá todos…
Porque não gostam dele.
Acham que o professor Zé Júlio afasta votantes.
Pensam que o PSD “de Cabaceira”, em Elvas, não vai a lado nenhum.

Anónimo disse...

O PSD em Elvas não precisa do Tiago para nada. O CDS só nos faz perder lugares na Assembleia. Se não fossem em coligação com o PSD o CDS só elegia um para a Assembleia Municipal, como aconteceu sempre antes das coligações. Em coligação o CDS mete dois e quem perde é o PSD.
O PSD nunca precisou do CDS na nossa cidade e não vai ser agora que precisa!

Anónimo disse...

Qual é o cúmulo da inutilidade?
Não sabem? Pensem bem…

Está bem, eu digo.
O cúmulo da inutilidade é pensar em alugar um autocarro para ir a Lisboa, assistir a uma sessão da Assembleia da República, onde se ia abordar um assunto que já estava resolvido.
Depois, em face de uma avalancha de inscrições, dispensa-se o autocarro e vão apertadinhos num automóvel.
Depois, confrontados pela realidade, o automóvel lá partiu ainda assim com… dois lugares vazios!
Por Lisboa, a coisa nem correu bem nem mal; simplesmente não correu; porque já tinha corrido.
O Hospital de Santa Luzia, em Elvas, continua aberto, com urgências 24 horas, com as mesmas valências e cada vez com mais e melhor equipamento.

E, agora, já sabem qual é o cúmulo da inutilidade?...
E, já agora, qual é o cúmulo da rejeição? Não sabem? Pensem bem…

Está bem, eu digo.
O cúmulo da rejeição é fazer parte dos ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos de Rondão), mas chegar a um momento e ser posto à margem pelo Abreu, pelo Vieira, pelo Balsinhas, pelo Pepone, pelo Simão das Dores, pelo Jantarão, pelo Damião e… olhar à volta e ver-se isolado num raio de 200 quilómetros.
A quem aconteceu isto?
Ainda não adivinharam?
Porra, ao José Júlio Cabaceira!

Anónimo disse...

Gostava de ver o resultado se o CDS concorresse às eleições autárquicas em Elvas sozinho, se coligação com o PSD e sem se esconder atrás dos da ADE.

Aí é que se via o que vale o Tiago Abreu, mas ele não arrisca porque sabe que não vale nada.

Coragem tiveram o coronel Amândio e o coronel Cidrais que concorreram só com o símbolo do CDS e deram a cara sozinhos, mas isso era no tempo em que havia gente capaz naquele partido. Para isso é preciso homens de coragem e com capacidade política.

Anónimo disse...

O mal do senhor cabaceira foi juntar-se ao Abreu e a essa maltinha que não tem escrúpulos, porque o cabaceira não tem perfil de político, ele até é uma pessoa culta, portanto penso que ele se juntou às pessoas erradas, talvez se tivesse noutro lado da barricada seria aproveitável e provavelmente juntar-se-ia a uma política mais adequada ao seu perfil, sem demagogias, sem o deita abaixo e trabalhar em prol dos elvenses! É a minha modesta opinião.
Obrigado

Anónimo disse...

O Cabaceira "não tem perfil de político" nem de coisa nenhuma... Mais valia devolver o PSD ao Eurico que fazia melhor papel.

Anónimo disse...

Tou a ver que o mijas do Vintém já voltou a este blog. Sente-se logo.

Anónimo disse...

Deixa lá Cabaceira (anónimo das 10:53) eu entendo a tua desilusão. Estou solidário. Odeio traidores, fizeram-te a ti o mesmo que tu fizestes ao Eurico. É a lei da selva.

Anónimo disse...

Tá mais que percebida a credibilidade do Linhas de Elvas ao serviço da oposição local e nacional.

Tá mais que visto o ódio que o Director do jornal que faz a estratégia do Tiago do CDS, tem a Rondão Almeida e a tudo o que venha da Câmara.

Tá mais que visto que Elvas é um Concelho onde a libedade de expressão abunda até à aldrabice e em que um director do jornal se dá ao luxo de enganar os leitores porque diz que é independente mas faz a política partridária da oposição de forma subtil.

Tá mais que visto que o que sempre foi assim, assim será.

O Tiago está de parabéns. Sabe que pode contar com o seu amigo director do Linhas de Elvas.

A coligação certa, se fosse não fosse encapotada!

Anónimo disse...

Tiago e João Alves do Linhas merecem-se. Sejam felizes.

Anónimo disse...

PRÓXIMA CIMEIRA IBÉRICA VAI SER EM ELVAS!

Rondão pediu.
Sócrates garantiu.

Mais uma vitória de Rondão que fica para a história.
Mais uma medida do PS a favor de Elvas.

Muitas coisas boas para Elvas já vieram:
- PSP a Divisão,
- reforço da GNR com novo posto em Vila Fernando,
- nova Prisão de Vila Fernando com 200 postos de trabalho,
- urgências do Hospital reclassificadas, - mais e melhor a acesso dos elvenses aos cuidados de saúde em Badajoz,
- protocolos de 10 milhões de euros com Governo Sócrates,
- Unidade de Cuidados Continuados apoiada pelo Governo de Sócrates,
- residências da APPACDM apoiadas pelo Governo de Sócrates.

Mais coisas boas para Elvas estão para chegar!
Mais más notícias para a oposição da má língua estão para vir!

Que bom para os Elvenses.
Que desgraça para os Portinholeiros, más línguas e seus compadres Vieiri, Pepito e Simão Dorido.

Anónimo disse...

Até agora é a notícia do ano em Elvas. Nunca até hoje uma cimeira diplomática internacional em Elvas!
A nossa cidade vai estar nas câmaras de televisão de Portugal e Espanha durante vários dias!
Esta promoção só pode ser possível com a ajuda de Rondão Almeida e José Sócrates.
Viva Rondão!
Viva Sócrates!
Viva Elvas!

Brigada 14 de Janeiro disse...

A BRIGADA14JANEIRO agradece a todos os que estiveram presentes no Lançamento Oficial do Novo Site.
Apesar de algumas ausências notórias, o grupo concretizou o previsto:
- levando a bandeira da Cidade de Elvas, mais uma vez, a todos os cantos do mundo através da Internet;
- dinamizou a Sociedade 1º Dezembro ao acolher este evento;
- convidou e motivou outros grupos e entidades locais ligados ao desporto e à cultura;
- obteve dos seus convidados especiais (Local - Maestro Vilar Pires e Nacional - Gonçalo da Câmara Pereira) uma rítica positiva, construtiva e de ânimo para "um futuro que se prevê duradouro e de sucesso";

Assim sendo resta-nos convidar toda a população elvense, mais ou menos cibernauta, a visitarem-nos em:

www.brigada14janeiro.com


Cumprimentos

Elvascidade disse...

Vamos aproveitar esta oportunidade única. Avizinham-se oportunidades únicas.

Anónimo disse...

Elvas volta com Rondão e Sócrates a entrar na história política ibérica, coisa que não acontecia desde o tempo da monarquia.
Parabéns.

Joaquim Luís Alvarinho

Anónimo disse...

Patrício, se ainda andas à procura da novidade, descansa que desde quina-feira toda a gente em Portugal e Espanha sabem qual é.

A grande novidade desta cimeira para os elvenses foi a marcação da próxima cimeira para Elvas.

Já não é novidade que Sócrates tem vindo a cumprir todas as promessas que fez a Rondão no ano passado, e por isso esta foi mais uma que nos deixa muito contentes e orgulhosos.

Muito bem senhor Presidente. Obrigado pelo seu excelente trabalho.

Obrigada senhor Primeiro-Ministro por ouvir o nosso Presidente e ser um homem de palavra, quando alguns criticam os políticos por não cumprirem. Tanto no Governo como na Câmara de Elvas temos dois homens de palavra.

Abraços.
Filipe Covas