quinta-feira, 18 de junho de 2009

TGV É ESSENCIAL PARA SÓCRATES E PARA ELVAS

O Primeiro-Ministro José Sócrates continua a considerar que o TGV é essencial para o futuro do país, que deve avançar, embora deixe as decisões de adjudicação para o próximo Governo, a pedido do PSD e de acordo com as recomendações do Presidente da República Cavaco Silva.

Em entrevista concedida ontem à SIC, Sócrates considera o TGV da maior importância para o relançamento da economia portuguesa, porque em altura de crise os Governos devem avançar com obras públicas que possam estimular os agentes económicos e, simultaneamente, preparar um país periférico como o nosso para o futuro, ligando-o às grandes redes transeuropeias.

Respondendo aos que criticam o facto de o investimento vir a ser pago também pelas futuras gerações, o Primeiro-Ministro comparou o projecto do TGV à Ponte 25 de Abril:
«Estou sinceramente convencido que o país cometerá um erro terrível e que as gerações futuras se arrependerão se não avançarmos com o TGV», disse, em entrevista àquele canal de televisão.
À mesma questão, José Sócrates respondeu sem hesitação: «Acha que foi um erro ter feito a Ponte 25 de Abril? Também foi paga ao longo de várias gerações. E ainda bem que foi feita. É o mesmo com o TGV, várias gerações futuras vão usá-lo».

Posso discordar de algumas medidas deste Governo ou até da forma como certas políticas foram implementadas. Posso até nem gostar deste ou daquele Ministro, como é o caso de Mário Lino, com quem não simpatizo particularmente, mas concordo totalmente com esta posição do Primeiro-Ministro.

É um tema que já se arrasta há 15 anos, os projectos estão feitos, os estudos foram executados, o concurso público internacional foi lançado e há fundos comunitários especificamente disponíveis para fazer esse investimento, fundos esses que Portugal vai perder caso desista do TGV.

O TGV é essencial para o país e para os elvenses.

A decisão agora fica nas mãos dos portugueses e dos elvenses, já que a decisão de adjudicação será tomada pelo próximo Governo.

Ficámos a saber que o PS quer construir o TGV e, se formar Governo, avançará com a obra.
Também já sabiamos que o PSD, e suponho que também o CDS que com se coligaria, não quer o TGV e, se formar Governo, não vai fazer a obra.

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas o PSD que deixou o país com um défice de 6%, quando era Governo tomou uma resolução em Conselho de Ministros em que decidia fazer 5 linhas de TGV, e agora que está na oposição não quer fazer nenhuma, apesar deste Governo já ter baixado o défice!!!
Que vergonha.
É a tradicional falta de palavra da direita portuguesa.

Anónimo disse...

A obra deve ir para a frente.
Mas com que cara é que o PSD vem agora fazer parar o processo do TGV?
E ainda por cima com a concordância do Cavaco Silva. Se o Governo decidisse adjudicar a obra, depois o Cavaco não promulgava a decisão!
Tens razão, uma vergonha para o PSD e para o seu Presidente da República.

Anónimo disse...

Esta cambada do PSD anda a querer destruir tudo!

E agora vem o Portinholas dizer que a cultpa é do PS e de Rondão Almeida! Mas o gaiato está completamente maluco! Que grande atrasado mental!

O puto birrento deve pensar que os elvenses são parvos para se deixarem enganar por um louco como ele.

Américo Fonseca disse...

Mas como é que o Tiagop Abreu se pode coligar com o PSD, se um diz que defende o TGV e o outro diz que não quer o TGV?
Gostava de saber.
Ó Patrício, não queres falar sobre este assunto? Eu gostava de saber a tua opinião.

Anónimo disse...

Mas onde é que o nogento disse que defendia o TGV? Deve ter sido em alguma casa de banho.

Anónimo disse...

Quem é o nogento?
Aquele gordo balofo?!
Xi!!!!

Mica Vasconcelos disse...

PSD e CDS não se entendem quanto ao TGV. Um diz sim e outro diz não. Será mesmo assim, ou é para darem para todos os lados e vigarizarem o eleitorado?

Anónimo disse...

O Simão das Dores já recuperou do esgotamento cerebral ou continua a bater mal?
Ouvi dizer que o homem até esteve internado.
Deve ser por isso que não acerta uma. Parece um coitadinho a falar.

E ainda pior, bate mal e não tem ninguém que lhe faça as listas, é ele que tem que andar de porta em porta a mendigar e a levar negas a torto e a direito!

Então mas o Vieirinha e o Pepito não têm tantos conhecimentos de gente raivosa para os acompanhar. Os ressabiados devem caber lá todos!

Anónimo disse...

O Simão das Dores é pior do que o Tiago Abreu. Usam o mesmo tipo de linguagem de política baixa, mas o das Dores tinha a responsabilidade de ser mais educado porque é mais velho. Infelizmente são iguais!