sexta-feira, 26 de junho de 2009

Câmara de Elvas Baixa IRS


Porque continua Rondão Almeida a apostar na política social? A resposta natural é: porque os cidadãos precisam mais em tempo de crise, como aquela que se vive no mundo, e que, embora em menor escala, acaba por afectar também os elvenses.

Na realidade só é possível fazer política social quando se sabe gerir bem, caso contrário não teria verbas disponíveis para apoiar os cidadãos. Ora, Rondão Almeida tem feito as duas coisas de forma exemplar - sabe gerir e tem uma forte política social implantada, com programas pioneiros a nível nacional.

Li hoje no site da Rádio Elvas a notícia sobre as novas medidas que a Câmara de Elvas aprovou, dando continuidade a acções como o apoio na ocupação dos desempregados, o Cartão da Idade de Ouro, os Centros de Férias para as crianças, o pagamento dos medicamentos e transportes aos idosos, os apoios em livros, refeições e materiais escolares aos alunos do Concelho, programas como o OMTJ e o OMTL, a redução da tarifa de água para as famílias numerosas, e muito mais.

Aqui fica, então a notícia mais recente:
"Na sua reunião quinzenal pública desta quarta-feira, 24 de Junho, o executivo da Câmara de Elvas avançou com a criação do programa social "Família Mais”.

Nos termos da iniciativa municipal, as famílias do concelho de Elvas com rendimentos anuais inferiores a 8 mil euros terão direito a um apoio de 500 euros aquando do nascimento de um filho.

No primeiro ano de vida das crianças, a Câmara vai disponibilizar montantes para aleitamento e fraldas, assim distribuídos: 70 euros mensais para famílias com rendimentos anuais até 2920 euros; 60 euros para agregados com rendimentos até 5841 euros; e 10 euros/mês para as famílias que recebam até 8761 euros por ano. O presidente Rondão Almeida estima que, com esta medida, "sejam abrangidas cerca de 90% das famílias do concelho de Elvas”.

Ainda no âmbito do programa "Família Mais”, o município passa a conceder às famílias com três ou mais filhos um desconto de 50% sobre as tarifas e preços de acesso aos diversos equipamentos camarários.

Noutra vertente, as medidas agora aprovadas pela Câmara de Elvas contam com a criação de um fundo financeiro de 500 mil euros, destinados a apoiar as micro e médias empresas do concelho, no sentido de melhorar os seus produtos e serviços. Este fundo, cujo protocolo será celebrado em breve, junta o município elvense, a Banca, o IAPMEI e a Associação de Desenvolvimento ADRAL.

Por outro lado, a Câmara de Elvas vai prescindir de 2 dos 5% da receita de IRS a que tem direito, "ficando esses 2 por cento no bolso dos contribuintes” , conforme referiu Rondão Almeida."

Parabéns à Autarquia por estar ao lado dos seus munícipes quando estes precisam.

Sem comentários: