
Elvas teve hoje mais uma grande notícia: a Esquadra de Elvas da PSP foi hoje promovida a Divisão Policial que passa agora a ter quatro Esquadras, conforme já tinha sido anunciado pelo Director Nacional que se deslocou recentemente à nossa cidade.
É o cumprimento da promessa que o Senhor Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, fez ao Senhor Presidente da Câmara Rondão Almeida, aquando da sua deslocação ao Palácio de São Bento no final do passado mês de Setembro.
Isto só prova duas coisas: - que, afinal, ao contrário do que alguns maus elvenses querem fazer crer, Rondão Almeida é ouvido pelo Governo de maioria PS, quando nunca o foi pelos Governos PSD/CDS;
- que o Governo passou a olhar com grande atenção para Elvas, já que bem recentemente tivemos na nossa cidade dois influentes Secretários de Estado, o da Justiça para anunciar a construção do novo Estabelecimento Prisional em Vila Fernando num investimento da ordem dos 25 milhões de euros, e o das Cidades e Ordenamento do Território para homologar apoios a investimentos em Elvas superiores a 10 milhão de euros.
A isto junta-se a reclassificação das urgências do Hospital de Santa Luzia, que foi também uma promessa cumprida pelo actual Governo.
Elvas está, pois, de parabéns, pois a passagem de simples Esquadra a uma Divisão com 4 Esquadras, significa, não só que os agentes de segurança que temos em Elvas não vão sair da nossa cidade, como deixa aberta a possibilidade de ser feito o reforço dos efectivos, o que significa mais segurança e mais pessoas a trabalhar e a residir em Elvas.
Só lamento o sentimento de insegurança que alguns foram provocando na população ao longo de meses, uns com objectivos político-partidários e outros com o objectivo de atingir politicamente Rondão Almeida, pois através de comunicados ou através de notícias facciosas, foram espalhando o boato de que a PSP ia fechar em Elvas e que ficava reduzida a zero. Verdadeiramente lamentável!
E para que agora não venham desvalorizar esta grande conquista que deve orgulhar todos os elvenses, já que a PSP em Elvas fica ao nível das melhores do País, deixo-vos aqui parte do texto da Portaria que hoje foi publicada em Diário da República, onde está escrito como fica:
- Elvas;
- Estremoz;
- Portalegre;
- Évora.
"Portaria n.º 2/2009
de 2 de Janeiro
Ao abrigo do disposto nos artigos 48.º e 49.º da Lei n.º 53/2007, de 31 de Agosto, que aprova a orgânica da Polícia de Segurança Pública (PSP), a Portaria n.º 434/2008, de 18 de Junho, definiu a estrutura dos comandos territoriais de polícia e aprovou as respectivas subunidades. (...)
Na oportunidade, são igualmente alteradas algumas das opções referentes à organização das subunidades e aos modelos de estruturação então definidos para os comandos territoriais de polícia.
Assim:
Ao abrigo dos artigos 48.º e 49.º da Lei n.º 53/2007, de 31 de Agosto, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, o seguinte: (...)
2 — O anexo II da Portaria n.º 434/2008, de 18 de Junho, passa a ter a seguinte redacção:
Comando Distrital de Portalegre
a) Esquadra de Portalegre, Esquadra de Trânsito de Portalegre, Esquadra de Investigação Criminal de Portalegre e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Portalegre.
b) Divisão Policial de Elvas, que integra as seguintes subunidades operacionais: Esquadra de Elvas, Esquadra de Trânsito de Elvas, Esquadra de Investigação Criminal de Elvas e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Elvas.
Comando Distrital de Évora
Esquadra de Évora, Esquadra de Estremoz, Esquadra de Trânsito de Évora, Esquadra de Investigação Criminal de Évora e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Évora.
Artigo 4.º
Entrada em vigor
A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira,
em 18 de Dezembro de 2008."
A partir de amanhã, dia 3 de Janeiro de 2009, passa a existir a Divisão Policial de Elvas!
Um muito obrigado aos Agentes da PSP de Elvas pelo bom trabalho que têm realizado. Os agradecimentos são também merecidos para o Senhor Presidente Rondão Almeida, que conseguiu alcançar os seus intentos na defesa intransigente dos elvenses, e para o Senhor Primeiro-Ministro pela decisão, sensata e justa, tomada pelo seu Governo.
Mais uma vitória para Elvas!