sexta-feira, 28 de novembro de 2008

TAXAS MAIS BAIXAS EM ELVAS



Elvas é um concelho com muita sorte. Digo isto porque vivendo cá podemos desfrutar de todo o desenvolvimento que nos tem sido proporcionado nos últimos anos por quem dirige os destinos do Concelho.
Na realidade para além de todas as obras, melhoramentos, equipamentos e actividades em quantidade e qualidade, contamos ainda com uma Câmara com visão e que sabe estar presente quando é mais precisa.

Nestes tempos de crise mundial, que afecta também o nosso país, a Câmara Muncipal de Elvas está a reforçar as medidas sociais, como temos podido tomar conhecimento pelas notícias que têm vindo a público. Mas, seguindo a tendência internacional, a autarquia elvense foi a pioneira na descidas de taxas e impostos. Desde aí outras lhe seguiram o exemplo, o que não deixa de ser louvável.

Bem recentemente a Câmara aprovou os novos valores da Tabela de Taxas e Licenças para o próximo ano e na qual a tónica geral é a mesma, para bem dos elvenses e do combate à crise.

Entre outras reduções, merece referência o facto de ficarem isentas de taxas as obras de recuperação de imóveis no Centro Histórico de Elvas e nas freguesias rurais, além de baixar em 50 por cento os valores a pagar pelos novos loteamentos destinados à habitação, assim como os loteamentos industriais. Creio que também vão ficar com taxas reduzidas todos os que pretendam construir indústrias.

Assim, de uma só vez, a autarquia promove a recuperação de prédios dentro do Centro Histórico, contribuindo para a sua regeneração e atracção de população jovem, objectivo que se aplica também às freguesias rurais; permite que as habitações possam ser mais baratas porque as taxas dos loteamentos são menores, o que deixa os loteadores sem desculpa para baixar os preços dos lotes e reduzir os custos das habitações; incentiva a criação de loteamentos industriais de natureza privada e promove a fixação de empresas industriais.

Excelentes incentivos e medidas inovadoras que vieram no momento oportuno. Elvas está em boas mãos: elvenses trabalhadores e uma Câmara Municipal que sabe gerir com responsabilidade, rigor e sensibilidade.

O futuro só nos pode reservar uma Elvas Melhor!

17 comentários:

Anónimo disse...

Boas iniciativas em prol do desenvolvimento. Tenho orgulho numa autarquia que pensa no futuro.

Anónimo disse...

Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!

Aprovado o protocolo a estabelecer entre a Câmara Municipal e as Paróquias da Cidade, no sentido de abrir a visitas turísticas o Museu de Arte Sacra e as igrejas da Sé, Senhor dos Aflitos, Alcáçova, Terceiros, São Pedro, São Domingos e Salvador, tendo sido ainda decidido o estabelecimento de um roteiro turístico religioso em Elvas.

Não sei a razão que leva alguns, tão perspicazes em notar o grão de areia, a ignorar esta carrada de areia.
Igrejas abertas para visitas turísticas
Museu de Arte Sacra reaberto
Esta deliberação tem importância?...

Anónimo disse...

Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!

A Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 26 de Novembro, aprovou a assinatura de um protocolo com a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, com vista à construção de um novo Lar da terceira idade em Santa Eulália, numa obra de 800 mil euros. Nesta parceria, a Câmara dá o terreno, faz o projecto, paga metade dos custos e entrega a gestão do lar à Comissão de Melhoramentos.

Não sei a razão que leva alguns, tão perspicazes em notar o grão de areia, a ignorar esta carrada de areia.
Santa Eulália, concelho de Elvas, um lar para a terceira idade.
Tem importância?...

Anónimo disse...

Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!

No programa de requalificação urbana e funcional dos bairros periféricos de Elvas, foram aprovadas obras para os bairros de São Pedro e Europa/Quinta dos Arcos: 200 mil euros de investimento no Bairro de São Pedro, na construção de um espaço de lazer com parque infantil, na envolvente ao Polidesportivo Municipal e aos blocos habitacionais da PSP e 150 mil euros aplicados na construção de uma nova zona de estacionamento automóvel no espaço livre entre os apartamentos do Bairro Europa e da Quinta dos Arcos. No programa de requalificação urbana e funcional de aldeias e vilas, foram aprovadas as construções dos pórticos de entrada de Vila Fernando e Barbacena.

Não sei a razão que leva alguns, tão perspicazes em notar o grão de areia, a ignorar esta carrada de areia.
Bairro Europa/Quinta dos Arcos vai ter um novo parque de estacionamento.
Bairro de São Pedro requalificado na zona dos blocos da Polícia
Deliberações sem importância?...

Anónimo disse...

Quando o blogue da má-língua de Paulinho Portinholas, esse desenvolvimentista de direita abraçado aos sindicalistas da esquerda ortodoxa, destaca uma pedacito de madeira a segurar uma porta no parque de estacionamento da Praça, estamos conversados quanto a oposição em Elvas.

Anónimo disse...

A estação entre Elvas e Badajoz, na linha de alta velocidade de Lisboa a Madrid, foi um dos temas mais importantes abordados no encontro do Ministro das Obras Públicas português, Mário Lino, com o Presidente da Junta da Estremadura espanhola, Guillermo Fernández Vara, em Lisboa no passado dia 26.
De acordo com declarações de Fernández Vara à comunicação social no final de reunião, citadas na Imprensa espanhola, a localização da estação da linha Lisboa-Madrid de alta velocidade “de alguma maneira estará nos dois países”, referindo-se à proximidade ao Caia e à fronteira luso-espanhola.
O Presidente da Junta da Estremadura assegurou que está assente a construção de uma única estação que vai receber o nome de Badajoz/Elvas. A partir desta altura, até à cimeira luso-espanhola dos governos, marcada para Zamora o fim de Janeiro de 2009, “os técnicos vão dar-nos a melhor solução”, uma vez que nesta zona a fronteira entre os dois países é feita pelo Rio Caia. Por isso, adiantou Fernández Vara, “devem dar-nos a solução técnica para que uma parte possa estar em cima do rio, outra do lado de cá e outra do lado de lá. E, assim, todos a sentiremos como própria”, rematou o governante regional estremenho.
Outro aspecto referido no encontro de Lisboa, foi a linha de mercadorias Sines-Évora-Elvas-Badajoz-Madrid. Na parte portuguesa, o tramo Sines-Évora está já adiantado, enquanto o troço Évora-Elvas entrará em obra a par da linha de alta velocidade.
Mário Lino e Guillermo Fernández Vara também abordaram as plataformas logísticas de Badajoz e Elvas. Ficou acordado que ambas vão ter uma “gestão complementar”, com a finalidade de “não competir” entre ambas, refriu o Presidente da Junta da Estremadura.

Anónimo disse...

Uma Câmara com muita visão e na altura em que é preciso apoiar a economia, aqui está presente! Aplaudido.

Senhor Presidente, não ligue as ofensas parvas dos tipos da oposição que nada fazem. Faça o seu bom trabalho e siga a linha que tem seguido até aqui.

Anónimo disse...

Muito bons incentivos que a Câmara dá à fixação de empresas com esta redução de taxas.
Aplaudido!

Anónimo disse...

isto é que é uma autarquia que se preocupa com o seu concelho. Eu acho muito bem que a Câmara tenha governado de forma a poder ter sustentabilidade financeira e agora poder ajudar a economia da cidade. Muito bem.

Alberto Marques

tiago disse...

Olá rapaziada!

Eu sou o Tiago gémeo do Tiago. Somos dois manos trapasseiros porque a nossa vida é a trapassa.

Querem saber o que eu faço... Digo mal da Câmara todo o dia. Tomo o pequeno-almoço a odiar a Elsa, almoço a dizer mal da Câmara, lancho a envenenar os pulguentos que me rodeiam contra a Câmara, janto a odiar o Rondão, durmo a ter pesadelos com o Manuel e levanto-me a tirar as remelas para começar mais um dia da minha triste vida de ódio!

Que ódio de mim próprio!!!!

Um Xi coração portinholeiro do vosso,

Tiago

Anónimo disse...

Andam por aí uns portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical, acasalados com sindicalistas da esquerda ortodoxa, que vão ter mais uma derrota e das grandes. Novamente.
Quando se falou da estação do TGV, primeira versão "vai ficar ao pé do aeroporto de Badajoz" (Talavera).
Perdida esta, surgiu a segunda versão: "vai ficar do lado nascente de Badajoz, bem longe de Elvas".
Depois de também esta estar perdida, apareceu outra versão: "vai ser construída em Badajoz".
Ultrapassada esta possibilidade, foi lançada mais outra versão: "vai ser no Caia, mas do lado de Espanha".
Por fim, quando se perfila a construção sobre a fronteira, no Caia, só resta rezar: "São Tomé me ajude, para eu só acreditar quando vir".
Cambada de ridículos, estes portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical, acasalados com sindicalistas da esquerda ortodoxa, que Elvas tem de aturar...
Mas vão perder esta batalha.
Como perderam no hospital.
Como perderam em Vila Fernando.
Vão perder no TGV.
Derrotados de batalha em batalha, até perderem a guerra.
Como merecem!

Anónimo disse...

Até os blogs estão de fim de semana prolongado.
Esta soneira de domingo dá cabo de mim...
Gosto de saber as notícias de gente boa.
Boas iniciativas e menos taxas é o que o país agora precisa. Em Elvas encontramos tudo isso.
A Câmara que continue esse bom trabalho a que o Presidente Rondão Almeida nos tem habituado.

Anónimo disse...

Quem sabe trabalhar não precisa de incompetentes a largar biscas parvas. Mandem os más línguas para o lugar onde pertencem: a lixeira.

Anónimo disse...

Apoiado Presidente! Os cães ladram e a caravana passa.
A atitude certa no momento certo. É por isso que os elvenses confiam tanto em si.

Anónimo disse...

O Simão Dorido foi visitar a Feira das Oportunidades com dois guarda-costas da pior qualidade: Tiago Abreu e Cabaceira.

Isto mostra que é claro que a ADE não tem nada de política, é só gente sem partido, excepto os do CDS e os restos do PSD de Elvas.

Têm lá todas as sobras. Por isso é que foram os três no fim da feira das Oportunidades, podia ser que conseguissem vender-se por um preço baratinho!!!!

Anónimo disse...

Ontem de manhã passando e pelo bairro de São Pedro vi um carro da polícia parado em frente à casa da dra. Elsa Grilo.
Espanto dos espantos! Fiquei sabendo que tinham feito mais um assalto à casa da senhora e roubaram o quê? Adivinhem? - Outro computador portátil, depois de já terem feito o mesmo há dois meses!
Fiquei sabendo mais tarde que segundo está constando agora para entrarem partiram o vidro de uma porta.
O que querem ver nos computadores da dra. Elsa? Para que querem os computadores do trabalho da senhora?
Alguém estará conseguindo adivinhar quem faz ou manda fazer estas coisas?

Anónimo disse...

Eu já investi no vosso concelho há quatro anos e não foi por ter mais taxas ou menos. Investi porque vi aí possibilidades de fazer bom negócio e tinha dinheiro para aplicar.
Não me arrependi e tenho o negócio a correr bem. Se tivessem as taxas mais baixas do que outros sítios bons do país para investir até nem sei se tinha feito o meu investimento em Elvas porque ficava desconfiado porque muitas das vezes onde as taxas são baixas é porque as coisas não correm bem às empresas e o sítio não é o mais atractivo.
Nem tudo tem a ver com o custo das taxas. A vossa localização e dinamismo do concelho é muito importante.