terça-feira, 4 de novembro de 2008

Requalificação do Cento Histórico de Elvas


A semana passada tinha na minha caixa do correio uma folha informativa que a Câmara distribuiu dando-nos conta do trabalho que tem desenvolvido no Centro Histórico de Elvas. Desse documento de duas páginas destaco algumas partes:
"A Câmara Municipal de Elvas tem dedicado uma grande atenção ao Centro Histórico da nossa cidade, com vista à revitalização global, através de acções integradas, continuadas e coerentes, regeitando as intervenções isoladas e de efeitos limitados. (...)
Vamos continuar esse trabalho, que tem abrangido a renovação total das infra-estruturas, a renovação do parque habitacional, os arranjos urbanísticos, a qualificação dos espaços públicos, a reabilitação de património histórico, a construção de equipamentos de qualidade, a sinalética, a criação de zonas pedonais e áreas de lazer, a promoção, os transportes públicos, a construção de parques de estacionamento (...)"

A autarquia afirma ter feito um investimento de 21 milhões de euros nos últimos anos, nesta zona da cidade. Diz que o investimento previsto para os próximos anos é de 8,7 milhões de euros. Total das contas: 30 milhões investidos na requalificação do Centro Histórico.

A verdade é que a obra vê-se e basta olhar para o parque de estacionamento subterrâneo no centro da zona comercial para percebermos o empenho que foi colocado pela equipa de Rondão Almeida neste trabalho. Há coisas a melhorar, como por exemplo, a fonte do Largo da Misericórdia, como até já o Presidente admitiu, ou a redução da quantidade de pombos que invadem os telhados.

Percebe-se que esta é uma acção que tem que ser contínua e que, como tal, necessita da colaboração e também do empenho dos moradores e daqueles que usam o Centro Histórico para a sua actividade profissional.

E é aqui que as questões se colocam: Será que o centro tem mesmo futuro? Será que todos os comerciantes percebem a importância de abrir as suas lojas aos domingos, particularmente os cafés e as esplanadas? Será que todos percebem a importância de ter publicidade normalizada e de não meter caixotes ou matraquilhos nas ruas? Será que todos percebem a importância de ter atrás do balcão funcionários (e patrões) simpáticos e atenciosos? Será que todos percebem a importância de deixar os lugares de estacionamento mais centrais disponíveis para os clientes e turistas? E será que todos os elvenses percebem a importância de fazer as compras no comércio elvense em vez de irem deixar o dinheiro fora?

Eu sei que a grande maioria dos elvenses entende a importância de factores como estes, mas ainda vejo alguns que continuam a olhar só para si e esquecem que todos têm de colaborar para que o Centro Histórico de Elvas tenha futuro.