domingo, 16 de novembro de 2008

5º Aniversário do Museu da Fotografia


Foi ontem comemorado o 5º aniversário do Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, com a abertura da exposição "Chaminés" de Francisco Mondragão Rodrigues e José Kuski.

Eu não estive presente na abertura da mostra fotográfica porque, infelizmente, o Museu fez coincidir esta comemoração com a hora de inauguração da Pista de Gelo, à qual os meus filhos não quiseram deixar "de me levar". Elvas já vai tendo tantas actividades que por vezes é difícil ir a todas, mas ainda bem que é assim porque só mostra o dinamismo desta nossa terra.

Mas, desta vez, deu tempo de ir à Pista de Gelo e, mais tarde, visitar a exposição de fotografia comemorativa de mais um aniversário do Museu Municipal da Fotografia. Gostei do que vi: cerca de quatro dezenas de fotografias expressivas que mostram a arquitectura das chaminés como elemento paisagístico e as várias facetas das mesmas. Parabéns aos autores.

Parabéns também ao coleccionador dr. João Carpinteiro pelo bonito museu que mantém nestes cinco anos, e parabéns ao senhor Presidente Rondão Almeida por ter acreditado neste homem e apoiado decisivamente o sonho que toda a vida teve o sonho de concretizar o museu. É de boas parcerias que podem nascer grandes projectos.

Deixo a todos os que ainda não conhecem o Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro em Elvas a informação de que este se encontra insnstalado no antigo edifício do Cinema São Mateus, e alberga diversificados espaços para além das salas de exposição, nomeadamente a sala da História da Fotografia, a sala do Coleccionador e a sala da Colecção.
Possui ainda um laboratório para revelação de fotografia a preto e branco, uma pequena biblioteca vocacionada para a temática da fotografia e um banco de imagens com cerca de 3000 fotografias digitalizadas de Elvas Militar, Religiosa, Monumental e de outras tantas actividades e eventos ligados ao concelho.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom blog!
Tenho que ir ver esse museu pelo Natal e aproveito para ver também o Museu de arte Contemporânea que amigos me dizzeram que é excelente.

Acho que também vou dar uma escorregadela à vossa Pista de Gelo. Excelente ideia. Vocês têm um Presidente muito dinâmico.

Felicidades.

Carlos Alberto Andrade

Anónimo disse...

Mas em Elvas há sempre tanta coisa!?
Exposições, aniversário disto a daquilo, comemorações, colóquios, concertos, feiras... e até uma Pista de Patinagem de gelo!!
Vocês parecem mais espanhóis do que portugueses. Desculpem este desabafo, mas com tantas actividades e tanta coisa positiva num país como o nosso onde só se fala de desgraças e é tudo "pra baixo", Elvas é a excepção.
Parabéns do
Francisco Ramalhinho

Anónimo disse...

Fico muito contente por termos este museu na nossa cidade. Já lá não vou há cerca de uma ano. tenho que lá voltar para ver a exposição.
Obrigada Patrício por nos lembrar neste seu blog das coisas boas que Elvas tem. Continue.

tiago disse...

Passei por aqui para deixar um lamento ao dono deste blog: não acho bem ter um link ao blog do meu maninho gémeo e não ter um lik para o meu blog www.camaradoscomunss.blogspot.com (comunss com dois "s").

Peço-lhe democracia que quero aceditar que existe aqui.
Acho que é justo e o meu maninho gémeo vai ficar maravilhado, pular de contente e a babar-se... de raiva!

Meta lá o link a esta maravilha da blogosfera!

Frutinha ou chocolate com sabor a menta.

Abracinhos do
Tiago

Anónimo disse...

Ó Patrício tu tens a certeza que o João carpinteiro é dos "bons" ou dos "maus"?

PATRÍCIO disse...

Amigo das 21:24, para mim o senhor é dos bons.

Ao tiago só posso dizer que gostava de saber quem é o gémeo. Percebo a sua boa intenção porque eu também já sofri os ataques de uma pessoa só por me ter atrevido a discordar. Só por isso tem direito a entrar no meu blog, apesar de não concordar muito com os seus métodos.

Abraços do
Patrício Baena

Anónimo disse...

Este é um BOM BLOG como o amigo das 12.12 comentava.
Aqui nota-se a vontade de informar e discutir saudavelmente o que em Elvas acontece. E acontece muita coisa boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!