sábado, 13 de dezembro de 2008

CONTRA O TGV... e contra os Hipermercados, não?



Depois de ter estado uma semana em França a tratar de negócios importantes para a minha empresa, eis que acabadinho de chegar a Portugal leio esta notícia, para a qual peço a vossa apreciação (a fonte é a agência Lusa, com texto Sic):


<<"Não temos dinheiro para todos os grandes projectos previstos em Portugal e quem não tem dinheiro não tem vícios", afirmou o patrão da Sonae no Porto, durante o seminário "The World in 2050", promovido pelo Fórum Manufuture-Portugal, a que preside, e pela PricewaterhouseCoopers.

Relativamente ao comboio de alta velocidade, Belmiro de Azevedo admitiu que "gostaria de o ter, mas quando o país tivesse dinheiro para isso e tráfego que o justificasse". Neste momento, ironizou, "oferecia os direitos de passagem aos espanhóis e eles faziam o TGV em Portugal".

Na mesma linha, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros, também presente no seminário, reafirmou a sua oposição ao projecto do TGV, defendendo que "os grandes investimentos devem ser feitos numa óptica de optimização do emprego e de equilíbrio da balança de pagamentos" portuguesa.


Para Belmiro de Azevedo, a actual situação de crise económica mundial é "uma oportunidade óptima" para o Governo "se desprender dos compromissos assumidos" relativamente a muitos dos grandes projectos. Essencial é, para o empresário, a aposta no empreendedorismo e em "actividades económicas chave" onde o país tem "muito potencial", como a fileira da floresta, do mar, do turismo e da agricultura.


É que, alertou, "o produto potencial em Portugal tem caído nos últimos quatro/cinco anos, o que significa que, se um "um dia" o país "tiver a felicidade" de a economia acelerar, "só terá sucata para trabalhar, não terá máquinas nem recursos humanos de qualidade". >>


Para quem chega de um país como a França onde o TVG é uma realidade inquestinável, e vejo isto em Portugal, só posso dizer que acho impressionante a visão desta gente!


Suspender o TGV quando o País precisa é de grandes investimentos e este o rumo que todos os líderes mundiais vão tomar? Obama já anunciou um pacote de grandes obras para os EUA, Sarkozy fez o mesmo para a França.
Não há dinheiro para grandes investimentos? Mas o senhor Belmiro de Azevedo não sabe que uma obra destas é financiada pela União Europeia?


Como é possível que esta gente que reclamava a renovação do Aeroporto do Porto, mais auto-estradas para o Norte, mais ligações a Espanha pelo Norte, mais e mais desenvolvimento para o Norte, venha defender a suspensão do TGV? A resposta só pode ser uma: a primeira linha a avançar é a sul, passa pelo Alentejo e entra em Portugal por Elvas!


Sendo assim, então porque não defendemos a paragem da construção de mais hipermercados do senhor Belmiro de Azevedo? Era um bom contributo para acabar com empregos desqualificados, que ele também critica.


É contra estes lobbys que o Alentejo nunca conseguiu lutar e por isso tem ficado para trás. Eu jamais abdicaria do TGV. Não acredito, nem por um minuto, que o Governo vá trás destas pressões de quem só vê os seus interesse particulares em detrimento dos interesses do país.


Acredito que o TGV pode contribuir para uma Elvas Melhor e para um país melhor. Acredito que o Governo vai decidir neste sentido. Acredito que, mais uma vez, como tem acontecido ultimamente, Elvas vai ganhar mais esta batalha!



9 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber a posição do PSD e do CDS de Elvas sobre o TGV. É que se esses partidos são contra o TGV então eles irão contra o partido deles mesmos?
Eles que falam que o governo nos tira aquilo e outro... e então o próprio PSD que nos quer tirar o TGV, a maior hipótese de crescimento que Elvas alguma vez teve?

Anónimo disse...

E já agora também em relação ao apoio que o governo nos deu para a conclusão e realização de obra aqui na nossa Elvas... Pois, as boas noticias não contam! Peço desculpa mas estava-me a esquecer desse facto..

Anónimo disse...

O belmiro desde que os investimentos do governo não sirvam para lhe encher ainda mais os bolsos já nada presta! Mas podem vir Belmiros, CDS, PSD, ADE (Associação dos entalados), e os STALinistas, que não me surpreendem com as demagogias. A raiva deles é não conseguirem o que o PS alcançou... E a cada sondagem a raiva vai aumentando...

Anónimo disse...

Todos já ouvimos a dra. Manuela Ferreira Leite fazer declarações contra a construção da linha do TGV. Portanto o PSD contra o TGV, ou seja, é contra o desenvolvimento de Elvas.

E estes PSD do cabaceira em Elvas está mudo e calado a ver se a onda passa. Então que posição tomou o PSD de Elvas contra essas palavras da dra. Ferreira Leite? Nada!
O Cabaceira andava entretido a fazer politiquice usando as urgências do Hospital.

É este PSD do Cabaceira que existe em Elvas: fazer a baixa política, instrumentalizando as pessoas, de braço dado com o CDS do Tiago. Coitados...

Anónimo disse...

Esses PSD de Elvas não têm vergonha nenhuma.
O Cabaceira é um incompetente de primeira que tem que andar na sombra e a reboque do Tiago Abreu!
O do CDS não presta e o do PSD ainda anda pegado ao traseiro dele! Isto da direita em Elvas está lindo, está...

Anónimo disse...

Ouve lá Frederico Nogueira, eu conheço-te de algum lado para andares a atacar o meu PSD? Toma cuidado.
O que a Drª Manuela Ferreira Leite diz é lá com ela, no PSD cada um diz o que quer.

Anónimo disse...

Esta porcaria já me anda a irritar. Mas vocês não sabem fazer mais nada senão atacar os capitalistas? O Belmiro de Azevedo é que devia ser Primeiro-Ministro. Acabava-se a malandragem que temos por aí.

Anónimo disse...

É pá, grande reaça aqui entrou!
Vai catar coquinhos, que o teu tempo já passou.
Pensas que o Salazar vai ressuscitar para te dar alegrias? Lamento desiludir-te, mas vais ter que engolir a democracia.

Sr Inspector Elvense disse...

Excelente post! subscrevo na integra!
esta de parabens o seu blogue, continue assim.
cumprimentos