quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

É bom Apoiar as Associações



No dia 20 de Novembro os dirigentes das associações do concelho de Elvas reuniram com a Câmara a convite do Senhor Presidente, coisa que vem acontecendo quase anualmente. Estes encontros periódicos do movimento associativo com Rondão Almeida deixam os dirigentes satisfeitos por poderem trocar experiências entre si, poderem apresentar as suas sugestões e, ao fim e ao cabo, poderem participar no desenvolvimento do nosso Concelho.


Mas estas reuniões periódicas e a presença do Presidente Rondão Almeida nos diversos eventos organizados pelo movimento associativo, dão a perceber a importância que lhe dedica e o reconhecimento da relevância das colectividades em Elvas como parceiros para esse desenvolvimento. Acho que esta tem sido uma das pedras de toque do trabalho destes últimos executivos autárquicos.


Na realidade, a gestão participada que a Câmara Municipal tem praticado, representa uma vantagem para as populações e sobretudo para os dirigentes associativos, que têm uma enorme facilidade de contacto com a autarquia e veem dar resposta aos seus anseios e preocupações.


A este propósito, lembro que na última reunião de câmara foi aprovada a atribuição de mais 90 mil euros em subsídios a distribuir por muitas associações e clubes do concelho, sempre para o desenvolvimento de actividades de interesse municipal e que são importantes para crianças, jovens, adultos. Só ao Núcleo de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa desta vez couberam 15 mil euros para a aquisição de uma nova ambulância.


Mas o mais extraordinário de tudo isto é que, a seguir a todas as reuniões de Câmara ouvimos esta descrição pela comunicação social, ou seja, mais apoios atribuídos pelo Município de Elvas para acções sociais, culturais, desportivas e recreativas.


Pode haver alguém que não entenda e que até considere um desperdício, e até quem se questione como consegue a Câmara dinheiro para atribuir a todos. Mas, eu sinto que esta atitude da autarquia ajuda bastante a que tenhamos uma Elvas Melhor, onde as nossas associações têm apoio para realizar as suas actividades em prol da população.

19 comentários:

Anónimo disse...

Quando uma Câmara trabalha tão bem com as associações do seu Concelho só ganham as populações.
Boa visão, Patrício.

Anónimo disse...

O movimento associativo do concelho de Elvas é exemplar.
Merece completamente o grande apoio da câmara.
Há quem discorde e diga mal?
Mas esses não interessam a ninguém!

Anónimo disse...

O Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, em Elvas, deixou de admitir uma criança carenciada para pôr lá dentro uma menina, filha de um menino-bem, que se faz deslocar num jipe carote, vive numa vivenda diz-se empresário e gasta dinheiro à custa da contribuição familiar.
Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas.
Ou seja: CDS/PP
Santo protector: Frei Tomás.
"Faz o que ele diz, não faças o que ele faz".

Anónimo disse...

Em Elvas, as posições estão extremadas.
Por um lado, a câmara anuncia obra, faz melhoramentos, desenvolve as localidades e promove o concelho. Do lado contrário, a oposição entrincheira-se, junta amigalhaços e chama os familiares, para dar ideia de estar a fazer alguma coisa. Nos últimos 2 ou 3, meses tem sido assim.

O São Mateus correu bem aos Elvenses: touradas à cunha, Expo agradável e acolhedora, espectáculos com milhares de espectadores, quer na Expo quer nos bares da feira, muita gente na Piedade e… até o tempo ajudou. Correu bem aos Elvenses, mas correu mal à oposição, em especial aos da ADE-IR Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão, portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical e sindicalistas STALinistas da esquerda ortodoxa.

Desde o fim de Outubro, o coliseu está a correr bem aos Elvenses: os quatro bares exteriores estão a ser um êxito e retiraram incómodos aos moradores da Cidade-Jardim; a pista de gelo é um corre-corre, especialmente aos fins-de-semana, transformando Elvas num destino turístico de Inverno para a região (Alentejo e Estremadura espanhola). O coliseu corre bem aos Elvenses, mas corre mal à oposição, em especial aos da ADE-IR Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão, portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical e sindicalistas STALinistas da esquerda ortodoxa.

Vila Fernando tem uma saída em grande: Estabelecimento Prisional do Alentejo Norte (25 milhões de euros, 200 postos de trabalho e 300 reclusos), enquanto a APPACDM avança com mais três valências, em parte das instalações do Centro Educativo desta freguesia do concelho de Elvas. Vila Fernando corre bem aos Elvenses, mas corre mal à oposição, em especial aos da ADE-IR Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão, portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical e sindicalistas STALinistas da esquerda ortodoxa.

Dezembro está a correr bem aos Elvenses: centro da cidade com iluminação, promoção nas televisões da Estremadura espanhola, apelando à vinda de clientes ao comércio, restauração e pista de gelo. Dezembro corre bem aos Elvenses, mas corre mal à oposição, em especial aos da ADE-IR Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão, portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical e sindicalistas STALinistas da esquerda ortodoxa.

Assim vai o concelho de Elvas!
A câmara anuncia obra, faz melhoramentos, desenvolve as localidades e promove o concelho. É um virote de eventos e iniciativas.
Do lado contrário, a oposição entrincheira-se, junta amigalhaços e chama os familiares, para dar ideia de estar a fazer alguma coisa. Mas, espremido, nada!

Anónimo disse...

Então e a tal associação que na verdade é um conjuntos dos cacos do PSd e CDs de Elvas mais uns Stalinistas e uns ressabiados, não teve apoio da Câmara?

Então os ADEzinhos não pediram o Cine-Teatro para fazerem a sua reunião de família sobre a saúde e à última hora cortaram-se porque sabiam que iam ter meia dúzia de "miaus"?

Anónimo disse...

Pois, eram esses mesmo que diziam que não preisavam de nada da Câmara!
Pelos vistos queriam Cine-teatro, aparelhagens e funcionários de graça?
Descaramento e falta de vergonha é o eles têm de sobra. Politiqueiros...

Anónimo disse...

O anónimo das 14:06 não me sabe dizer se o fulano tal do infantário paga a prestação social ou até mesmo tem lá a filha de graça?
Pelo choradinho que fez, não me admira nada...

PATRÍCIO disse...

Esta conversa de infantários acho que não se relaciona com o post, por isso evitem-se e regressem ao assunto. o que interessa é o que contribui para uma Elvas Melhor.

De qualquer forma, agradeço as vossas opiniões, que enriquecem o tema abordado.

Anónimo disse...

Palavras para quê? Quando uma Câmara é dinâmica o resultado só pode ser bom para a população, no caso de Elvas com um presidente bastante activo como temos, somos hoje a cidade mais dinâmica do Alentejo interior, mereciamos ser nós a capital de Distrito porque Portalegre não tem metade das iniciativas do Concelho de Elvas!

Anónimo disse...

Ó Patrício, este teu comentário das 14:48 é muito radical. eu explico: o infantário pertence a uma institução sem fins lucrativos, social, que também recorre a apoios da Câmara e por isso tem tudo a ver com o post.

E os comentários do infantário são para uma Elvas melhor, livre de utilizações indevidas de benefícios sociais que deviam ser só para quem precisa. quem não precisa deve pagar. Chama-se a isto Justiça Social.

Anónimo disse...

Apoiar as associações significa apoiar a cultura, o desporto e o desenvolvimento do nosso concelho!
Quantas associações existiam em Elvas antes de Rondão Almeida e em que situação estavam? Pois.. todos nós sabemos!

Anónimo disse...

O que interessa é que temos uma das cidades mais dinâmicas do país em termos culturais. Olhem em volta, pelo Alentejo, e comparem!

Um abraço,
Manuel de Sá

Elvascidade disse...

Agradecia que se possível me enviassem o vosso contacto.

Obrigado

elvense@hotmail.com

Anónimo disse...

Parece que a última em Elvas é que está mesmo provado que o Tiago Abreu com o dinheiro que tem meteu a filha num lar para carenciados tirando o lugar a um desgraçado e ainda por cima andava a cobrir isso! Esta gente é uma vergonha!
Vejam tudo em:
http://camaradoscomunss.blogspot.com/

vieira calado disse...

É o que lhes compete.

Mas ainda bem que assim é!

Nós pagamos as contribuições.

Um abraço

Anónimo disse...

Lá vai ter o portinhola que embrulhar muita coisa para o Natal...
-embrulha Vila Fernando
-embrulha TGV
-embrulha pista de gelo
-embrulha coliseu
-embrulha hospital
-embrulha investimentos na zona do Caia
-embrulha circular à cidade
...
...
...
o laço para tanto embrulho vem em Outubro do 2009

Anónimo disse...

Um óptimo embrulho para o Paulinho Portinholas e para o Cabacinha estilo toupeira (que manda a raiva a partir da toca).

Embrulhem-lhe também a lindíssima iluminação de Natal e as centenas de spots na televisão espanhola.

Grande laço

Anónimo disse...

Parabéns ao meu amigo Rondão d`Almeida que está a fazer de Elvas uma cidade linda e desenvolvida.

Um abraço a todos os elvenses,

António João

Anónimo disse...

Há muitas Câmaras que acham que apoiar as associaçõe é deitar dinheiro à rua.
Era o que acontecia com outros presidentes de Câmara em Elvas que não apoiavam e depois ainda geriam mal o que era da autarquia.
O actual Presidente tem tido uma visão muito diferente e quem é dirigente de uma colectividade tem que agradecer por isso.
Há quem diga que é a obrigação de quam governa mas quantos governam e não querem saber das associações.

Abraços,
Carlos Gonçalves Cruz