domingo, 15 de março de 2009

Trabalho Incomparável!

Há uma cronista no Linhas que se dá ao trabalho de ofender quem não lhe liga importância, o que é verdadeiramente lamentável.

Tomei conhecimento da história pelo amigo Afonso da Maia, que no seu blog chamou a atenção para a vergonha que se estava a passar e apresentou os factos que colocam a limpo a questão. Não é que a dita senhora tenha qualquer relevância política, porque a não tem; mas a mentira repetida não pode passar sem ser desmentida sob pena de alguns virem a pensar que é verdade.

Por isso há mais a esclarecer, sobretudo quando ainda há gente que vê bem, mas que se faz de cega quando não lhe interessa ver. No rol da sua maledicência, escreveu a cronista que o actual Presidente da Câmara não tem feito nada pelo Centro Histórico. Eu cá até gostava de saber o que fez a Câmara no tempo em que essa senhora foi vereadora! No momento oportuno lá chegarei.

Por agora vou eu dizer o que foi feito desde 1994 (início do trabalho do Presidente Rondão Almeida), e tenho que o fazer resumidamente para não vos aborrecer com excesso de informação. Para saber tudo isto basta viver em Elvas há 40 ou 50 anos. Nem é preciso mais nada para notar a enorme diferença para melhor:

Ao longo de 15 anos dos mandatos do senhor Presidente Rondão Almeida foram substituídas as infra-estruturas de centenas de ruas do centro histórico, com novas redes de água, esgoto, e pavimento em granito, onde antes havia roturas diárias, ratazanas às centenas e buracos.

Foi feita a requalificação da Praça 25 de Abril, do Largo da Misericórdia, da Rua da Cadeia, da Praça da República, das ruas comerciais (Alcamim, Olivença, Carreira, Alferes Cristóvão Pinto, Feira, S. Francisco), fazendo zonas de lazer onde antes havia parques de estacionamento imundos, onde o fumo e o óleo que pingava dos automóveis denegria os monumentos.

Foi feito um Estudo Global de Urbanismo Comercial que permitiu aos comerciantes candidatarem-se a incentivos para modernizarem e revitalizarem os seus estabelecimentos, oportunidade que muitos aproveitaram, como os senhores Abel Cortes e José Cardoso Rente.

Foram pintados, recuperados e reutilizados centenas de prédios, através de fundos da autarquia, dos proprietários e usando programas como o Recria, o Solarh e o Rehabita. Foi construído um parque de estacionamento subterrâneo para mais de 200 viaturas, para que todos pudessem vir fazer as suas compras ao centro da cidade e assim contribuir para a revitalização do comércio.

No tempo em que a cronista foi vereadora nem luz decente havia nas ruas do centro histórico de Elvas. Era uma luz branca e difusa, do tipo de uma vela numa noite de nevoeiro, que motivava o vandalismo e a insegurança da população à noite. Com o actual Presidente, toda a iluminação foi substituída passando para o triplo da potência, passando de uma luz branca e “morta” para uma luz amarela brilhante, forte e digna de uma verdadeira cidade. Mas isto foi em todo o Concelho de Elvas: centro histórico, bairros e freguesias.


Ainda nesta matéria, o Presidente da Câmara que a senhora acusa de não ter feito nada, fez mais: colocou em toda a cidade intramuros novas lanternas de iluminação, uniformes, bonitas e resistentes, a substituir a miscelânea que antes existia de pratos de chapa, lâmpadas dependuradas sem armadura, lanternas ferrugentas de vários modelos, globos, etc.

Instalou também a rede de TV por cabo em todo o centro histórico, sensibilizando os moradores para que sejam os próprios voluntariamente a tirar as ruas antenas antigas dos telhados da cidade. Colocou uma nova sinalética turística e indicativa adequada a uma cidade histórica.

Coloca todos os anos uma magnífica iluminação natalícia em todas as ruas comerciais, que é hoje um atractivo turístico da nossa Elvas, muito diferente da iluminação decadente e medonha de outros tempos em que usavam uns ferros tortos, encaracolados, em duas ou três ruas.

Além de tudo isto, ainda recuperou monumentos, edifícios históricos, trouxe grandes eventos para a Praça da República, deu vida à cidade durante todo o ano e muito mais que já foi anunciado para o futuro, temas que deixo para outro post.

A verdade é que tem sido através deste esforço integrado, que a Câmara Municipal de Elvas presidida pelo senhor Rondão Almeida, tem conseguido melhorar as condições de habitabilidade do Centro Histórico e tornar esta zona da cidade mais atractiva para quem aqui reside, para quem aqui trabalha e para todos aqueles que nos visitam em busca dos nossos estabelecimentos comerciais ou do nosso património.

Tenho que reconhecer que este trabalho enorme é difícil de suportar por quem, usando de má fé e dominado pela inveja, nada de verdadeiramente significativo foi capaz de pôr de pé quando esteve nos Paços do Concelho.

Vai a senhora ripostar que mandou colocar os livros da biblioteca nas estantes? Olhe: Rondão Almeida fez uma Biblioteca nova! Toda informatizada! Manteve o antigo e fez o excelente, o moderno, com os livros antigos que lá estavam e com os milhares de livros novos que já comprou. Incomparável!

24 comentários:

Anónimo disse...

Essa senhora Maria José Rijo já tem idade para ter juízo!

O problema da senhora é que não suporta que o Presidente Rondão Almeida tenha feito isto tudo sem lhe pedir conselhos.

Calhando, o Presidente até falaria bem com a senhora e ouviria as suas opiniões, desde que fossem válidas, porque daquilo que conheço do senhor é uma pessoa que sabe escutar.

Mas digam lá se alguém tem vontade de escutar e ouvir as opiniões de uma pessoas que o ofende semana sim, semana sim??!!

Anónimo disse...

Essa senhora devia ter alguma vergonha de falar tão mal de quem não conhece e de fazer insinuações sobre assuntos de que não sabe.

Para não conhecer todo este trabalho do Presidente da Câmara Rondão Almeida é porque a senhora não deve sair de casa e só deve ler aquilo que ela própria escreve.

Anónimo disse...

O vosso Presidente da Câmara tem feito um grande trabalho aí em Elvas. É um grande homem!
Eu conheci-o quando esteve em Évora e sempre lhe dei muito valor porque sempre foi muito inteligente e muito trabalhador. Já aqui era um exemplo para todos os políticos e vejo que aí está igual.

Felicidades senhor Rondão e que tenha muita saúde para continuar esse trabalho pelas suas gentes.

Um abraço do Mário Bernardes

Anónimo disse...

Contra factos não há argumentos!
Só se disserem mentiras, como foi o caso da Maria José Rijo. Mas a senhora não vive em Elvas? Sabemos que não é de cá, mas pelo menos devia evitar ofender a nossa inteligência!

Anónimo disse...

Essa senhora vive no lundo da lua!
na rua onde moram os meus pais, em pleno centro histórico de Elvas, há 15 anos atrás, antes de Rondão Almeida, era uma vergonha com tanto lixo, buracos e ratazanas.
Agora está tudo bem arranjado e os esgotos já não rebentam todos os dias como antes acontecia.
Essa senhora, como vive na Cidade Jardim, não sabe o que por aqui se passa ou não quer saber, porque o seu interesse é só dizer mal de Rondão Almeida.
Ainda haverá mais coisas para fazer, mas este Presidente fez mais num só ano do que todos os outros juntos em todos os mandatos. A senhora fica muito triste com isso porque esta não é a sua cidade!

Anónimo disse...

Já estou mesmo a ver o próximo Linhas de Elvas, em que D. Maria José Rijo ou alguém por ela, vai escrever que receberam muitas mensagens de pessoas a dizer que gostam muito do que ela escreve, mesmo, ou sobretudo, quando escreve falsidades e agride intencionalmento o Presidente da Câmara de Elvas!
Isto é típico da estratégia da oposição encapotada que existe na nossa terrinha...

Anónimo disse...

O trabalho deste Presidente é fantástico! Isso todos os elvenses conseguem ver e por isso é que o homem continua a ter votações esmagadoras.

Agora o que existe é uma meia dúzia de pessoas que tentam enxovalhar aqueles que veem a realidade.

Os que veem a realidade não se podem deixar pisar por essa meia dúzia de nulidades que anda na superfície da terra a governar-se à cista dos nossos impostos a receber subsídios do Estado para terem os filhos nos Infantários e nos Colégios quase de graça e que depois aindam falam contra os outros...

Se Elvas actualmente ainda é uma cidade, deve-o a Rondão Almeida, porque se não fosse este Presidente, com o atraso em que Elvas estava há 15 anos trás, já tinha sido despromovida a vila!

Abraços.
Carlos Bebiano da Fonseca

Anónimo disse...

Ela era vereadora do João Carpinteiro e foi das que contribuíu para a ruína em que a Câmara se encontrava em 1993. O Carpinteiro é que tem arcado com a responsabilidade sózinho, mas muito do que não fez deveu-se a cabeças "inteligentonas" como a dessa senhora.

Anónimo disse...

Mas essa senhora vive em Elvas? ou tem algum problema com as suas lentes? Não, tem mesmo é inveja do que foi feito nos últimos 15 anos no centro histórico e não só, já que as freguesias rurais também fazem parte do concelho e é vê-las melhorar na cultura e desenvolvimento de cada uma delas. Ou então a inveja da Srª Maria José Rijo é "apenas" não ter tido competência suficiente para estas obras todas que foram feitas pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal, que nos últimos anos não pára de nos surpreender com a reabilitação do nosso património e nos deixa mais orgulhosos da nossa cidade e da sua história. Talvez a srª Maria José Rijo veja Elvas do ponto de vista da sua acção enquanto vereadora da cultura, ou seja, ZERO!!!

Abraços

Anónimo disse...

Ó amigo Patrício, sabe que o dono do blog mais conhecido por Lixeira do Abreu anda a meter-se consigo?! Aquilo é do pior que há. O tipinho não tem mesmo vergonha...
Escreve tudo dos outros maas ele não diz quanto para no infantário... Ouvi dizer que paga um preço social, isso é que ele devia esclarecer...
E esta ein!!

PATRÍCIO disse...

Como diz o povo: "O cão ladra e a caravana passa"!
E o povo também diz que "um cão traiçoeiro não serve para mais nada".

Anónimo disse...

Esta senhora devia ter vergonha! O que ela escreve é uma afronta à inteligência dos elvenses. O melhor, segundo ela seria não fazer nada... deixar tudo como está! Se é essa a sua filosofia de estar na política, desde já lhe digo que foi uma excelente vereadora. Como não fez nada quando lá esteve, logo ninguém lhe reconhece obra... Assim percebe-se a inveja quando alguém está a fazer o que nós tivemos todas as oportunidades de fazer e não o fizemos! Mas o pior é que ninguém lhe liga nenhuma. Ela é que devia ser a candidata da ADE/PSD/PP/VIEIRA/MANEL ANTÓNIO... Com tantas qualidades que diz ter... Alguém que se julga tão erudita e com uma inteligência acima da média, sendo que tudo o resto é "povo".. (ah, é verdade mas é o povo que vota.. então já não será melhor ser ela a candidata)! De facto, eu até percebo que ela não goste de Rondão, porque a inveja é um sentimento muito complicado de gerir com o nosso bem-estar psicológico, mas fica-lhe muito mal está postura do "bota-abaixo" constante que roça no ridículo! Há limites.. Mas com esta senhora já nada me surpreende porque quando leio aqueles textos dá-me vontade de rir! Enfim, mas penso que não se deve dar importância ao que não a tem. Porque a partir do momento em que alguém diz que das coisas que se orgulha na vida é "ter escrito cartas a Salazar", está tudo dito. Contudo, ja passaram 30 e tal anos... É hora de acordar! Lá dizia Amália... " Estranha forma de vida!"

Anónimo disse...

Adorei a vossa nova biblioteca municipal. Está muito diferente daquilo que eu conhecia. Antes era fechada, com cheiro a mofo, pequenina e sem literatura actualizada. Agora encontrei uma biblioteca toda modernizada, cheia de crianças e jovens, funcionários simpáticos. Parabéns por esta obra, senhor Presidente Rondao.

Amilcar Martinho

Anónimo disse...

Ó Patrício sabias a novidade mais fresquinha?

O Tiago Abreu anda a tentar convencer o Cabaceira a levar o Vieira na lista da coligação! É que o Vieira da extrema-esquerda e o Tiago Abreu da extrema-direita são unha com carne... pelo menos na malvadez.
Têm cá uma falta de vergonha na cara! Os dois tipos não gramam o Cabaceira, mas precisam do PSD para fazer as listas e então enganam o outro coitado...

O Vieira não tem mesmo moral política nenhuma! Então fez um movimento anti-independente para pressionar os da ADE para o meterem no lugar que ele queria na lista do CDS-PSD!!!!!!

Anónimo disse...

Sabe que o Vieira agora anda às ordens da mulher do Gili, a cunhada do Simão das Dores da ADE! A mulher é uma cobra que envenena tudo o que lhe passa à volta... desviem-se!

Giló

Anónimo disse...

Faltou referir que levou o marcado diário para a Casa das Barcas que estava a caír e acabou com aquele aspecto terceiro mundista do mercado: calor quando havia calor, frio quando havia frio.

A mulher esta que se candidate e deixe-se de andar só a mandar palpites

Anónimo disse...

Amigo Patrício, estamos à espera do teu próximo post, porque o resto dos blogs, salvo raras excepções, já deram o que tinham a dar, é só maldade.

Anónimo disse...

A vida política elvense não está para quem tenha uma memória razoável.
Há 9 meses, quando apareceu a ADE este grupo baptizou-se como Associação Desenvolver Elvas. Lá estavam Simão das Dores, José Júlio Cabaceira, Tiago Abreu e Francisco Vieira.
Na altura, houve quem fosse capaz de ver a 9 meses de distância e tivesse escrito, vezes sem conta, que a ADE era uma ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão). Foi o bom e o bonito, com os ADE-IR a desmentir o que, desde ontem, passou a ser indesmentível: ali está um saco de gatos com objectivos eleitoralistas.
Na apresentação da noite passada, lá estavam Simão das Dores, José Júlio Cabaceira, Tiago Abreu e Francisco Vieira. Cada um falando à sua maneira, com um fio condutor: são contra o Rondão. Lá estavam também, os familiares e amigalhaços do costume: irmãos, mulheres, cunhados, cunhadas, comadres, compadres, etc. Os habituais, que aquilo não pode dar muito mais.
Alô malta do CDS: já viram o comuna do Chico Vieira neste saco de gatos?
Alô malta do PSD: já viram o partido subalternizado, com o CDS em destaque e o MIE (o movimento do hiperactivo Vieirinha, sócio da firma Rente & Freitas, Lda.) ali à mistura, dentro de um saco com tantos gatos a um bofe?
Agora, temos o… MUDE. José Kusky (1997), Manuel António Torneiro (2001), José Carlos Fonseca (2005) e Simão das Dores (2009).
Eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo mas não ganham nada.
E a razão é simples: o fato muda, mas o povo sabe bem o corpo que está por baixo do fato.

Anónimo disse...

"Há 16 anos, desde João Carpinteiro, que não ganhamos, mas agora estão reunidos os esforços para conquistarmos uma vitória”.
Estas são palavras de José Júlio Cabaceira, segundo o site da Rádio Elvas.
O líder local do PSD anda a contar mal; a última vez que este partido venceu umas eleições autárquicas em Elvas foi em 1989; há 20 anos.
16 é um pouco diferente de 20, não é senhor professor?...

Anónimo disse...

Eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo mas não ganham nada.

Anónimo disse...

Câmara Municipal de Elvas e Cruz Vermelha Portuguesa estão a construir um Lar, Infantário e Centro de Cuidados Continuados para 120 utentes, a admitir 80 novos postos de trabalho, num investimento de 4 milhões de euros.
A obra está em curso, na saída de Elvas para a Ajuda, depois do Bairro de São Pedro.
80 novos postos de trabalho! Assim se criam empregos.
A ideia foi do Simão Dorido? Claro que não.
A ideia, o projecto e a sua concretização são de José Rondão Almeida.

Anónimo disse...

Câmara Municipal de Elvas está a construir uma creche, centro de convívio, capela, zona verde, área de lazer, manutenção, desportos radicais acessos e estacionamento num investimento de 1,5 milhões de euros.
A obra está em curso, na Belhó/Raposeira, para servir ainda os aglomerados do Pão Ralo, Telhal do Quico, Alentejana e Rui de Melo.
Creche para 60 crianças, dezenas de novos postos de trabalho! Assim se criam empregos.
A ideia foi do Simão Dorido? Claro que não.
A ideia, o projecto e a sua concretização são de José Rondão Almeida.

Anónimo disse...

Terrugem, Santa Eulália e Vila Boim são três localidades do espaço rural do concelho que vão ter campos de futebol com relva sintética, num investimento global de 1,5 milhões de euros.
Depois da requalificação do Estádio Municipal, com três campos arrelvados; após a construção do Estádio Municipal de Atletismo; depois de edificar as Piscinas Municipais de Elvas, no Morgadinho; após a construção de dezenas de polidesportivos municipais; agora, os equipamentos desportivos do concelho ficam ainda mais valorizados.
A ideia foi do Simão Dorido? Claro que não.
A ideia, o projecto e a sua concretização são de José Rondão Almeida.

Anónimo disse...

Vamos ao historial dos adversários de Rondão Almeida.
1993 – Carpinteiro perdeu com Rondão e pisgou-se.
1997 – Kusky perdeu com Rondão e pisgou-se.
2001 – Torneiro perdeu com Rondão e PSD/CDS queriam que se pisgasse.
2005 – Fonseca perdeu com Rondão e pisgou-se.
2009 – Dores vai perder com Rondão e pisga-se.
Ou seja: os ex-ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão) são os actuais MUDEs.
Eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo mas não ganham nada.
Mas já têm mais um partido político que os apoia.
Agora, é o PSR – Pisgam-se Sem Rasto.
Eheheheheheheheheheheheheh