
Hoje deixo-vos com um texto que recebi de um deputado da Assembleia Municipal de Elvas, que me enviaram para publicação. Tenho mais algumas cartas dos frequentadores desta blog, com pedido de publicação, que aqui vos deixarem no futuro. Já vos tinha dito que o prometido é devido, por isso cá vai o primeiro, ficando à vossa disposição e agradeço a todos os que comentam os meus posts:
"Estamos praticamente no Natal e parece que o Concelho de Elvas e os Elvenses têm sido bem prendados. O mês passado, o mês presente e os tempos que se seguem fazem-nos crer mais uma vez que Elvas está de parabéns e agradece esse facto tanto ao poder local como ao poder central.
As urgências do hospital não vão perder valências, a área dos protocolos de saúde com Badajoz parece resolvida, a estação do TGV já sabemos que fica no Caia, uma nova prisão em Vila Fernando com 200 novos postos de trabalho, o reforço e conversão da secção de Elvas da PSP em divisão, um novo lar em Santa Eulália e uma creche na Belhó, um parque infantil no bairro de São Pedro.
Ao nível do turismo, a promoção de Elvas em Espanha com efeitos imediatos e milhares de pessoas na nossa cidade logo no fim-de-semana que se seguiu, igrejas abertas para os turistas, a pista de gelo cheia, iluminação de Natal, climatização nas ruas e ecopontos subterrâneos.
E isto não surge por acaso: é que por sinal temos um Primeiro-Ministro que afinal até nos ouve, temos um grande Presidente da Câmara que trabalha incansavelmente pelo nosso Concelho, e também algumas destas acções foram fruto de boas conversações que a Câmara manteve em diversas reuniões com comerciantes, com profissionais de saúde, com profissionais da área do turismo e com a juventude.
E é também por esses encontros com a juventude que tenho que louvar e agradecer à Câmara Municipal de Elvas na pessoa do seu Presidente, em nome da Juventude Socialista, por ouvir os mais jovens do nosso concelho, não só nestas últimas reuniões, mas como sempre tem ouvido ao longo destes 15 anos e pelo que tem feito por esta faixa etária. Senhor Presidente, eu ainda sou novo, mas lembro-me de como na minha escola primária se passava frio, lembro-me de como as mesas e as cadeiras estavam partidas e as portas arrombadas.
Hoje é bem diferente: salas climatizadas, actividades de enriquecimento curricular, serviços educativos nas instituições, livros gratuitos para os mais necessitados e agora um portátil para todos os alunos.
Agora há também os bares do Coliseu. Ainda não passou um mês e meio desde a abertura dos quatro bares exteriores do Coliseu, mas este tempo já é suficiente para se poder garantir três coisas: ganhou-se um espaço de qualidade, com bom acesso e estacionamento garantido; a juventude, especialmente esta, ganhou um novo espaço de diversão até altas horas da madrugada; e os residentes da Cidade-Jardim ganharam direito às suas horas de descanso como qualquer outro morador deste Concelho.
De uma assentada, a Câmara Municipal de Elvas teve a visão de resolver vários problemas.
E ainda estamos no tempo frio… deixem vir a Primavera e o Verão, para assistirmos a verdadeiras multidões a usufruir de um espaço verdadeiramente agradável.
Estranho apenas uma coisa. Temos aqui um partido político especializado em blogues, comunicados e conferências de imprensa, mas ainda não se deu por ele. Andará distraído? Não lhe interessa falar? Está proibido de apoiar uma medida da Câmara?
Pouco interessa encontrar uma explicação. O que é importante para os Elvenses é que mais este projecto da Câmara Municipal de Elvas tenha vindo ao encontro do desejo e dos gostos da população, mais e menos jovem.
Obrigado a todos que contribuíram com esta boa ideia, já comprovada em menos de mês e meio. Aos profissionais da má-língua, um conselho: virem-se para outro lado. Este já não dá.
Mas também já sei o que vai dizer a oposição a todas estas realizações dos últimos meses, que são transversais a todos os aspectos da sociedade: do turismo à juventude, passando pela acção social e pela cultura: ou assobia para o ar e inventa um qualquer problema, ou então diz que para o ano é ano de eleições e é por isso que tanta coisa acontece.
Dois erros: a oposição não serve para inventar problemas, mas para os ajudar a resolver e o argumento das eleições é ridículo, uma vez que no nosso Concelho trabalha-se todos os dias para ter realizações destas ao longo de todos os meses que dura o mandato e é isso que deixa os Elvenses descansados, porque têm uma equipa que trabalha diariamente por eles, sem ter em conta se há eleições, mas sim tendo em contra os Elvenses e as suas aspirações porque é para eles que todos devemos lutar por um concelho melhor,
Muito Obrigado,
Rui Jesuino"