quarta-feira, 1 de abril de 2009

Isenção do IMI para 472 Mil Contribuintes


O Governo procedeu continua a tentar desagravar a carga fiscal das famílias portuguesas, conforme foi noticiado esta semana pelos orgãos de comunicação social, com medidas que me agradam particularmente. Desta vez foi o alargamento do período de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de todos os imóveis urbanos afectos à habitação própria e permanente dos proprietários que usufruíam desse benefício fiscal.

Até agora estavam isentos do IMI os prédios urbanos afectos à habitação própria e permanente, nos seguintes termos:
- Por seis anos, os prédios de valor patrimonial tributário até 157 500 euros;
- Por três anos, os prédios de valor patrimonial tributário superior a 157 500 euros e até 236 250 euros.

O alargamento do período de isenção beneficia cerca de 472 000 proprietários que reunam os pressupostos acima referidos, efectuando-se da seguinte forma:
- O período de isenção de seis anos passa para oito anos, alargando o benefício a cerca de 432 mil proprietários.
- O período de isenção de três anos passa para quatro anos, alargando o benefício a cerca de 40 mil proprietários.

Este benefício aplica-se ainda às isenções cujo período de três ou seis anos se extinguia em 2008, pelo que estes contribuintes já não terão que pagar o IMI relativo ao ano 2008, no mês de Abril de 2009, que em condições normais já preencheriam os pressupostos para a liquidação e pagamento deste imposto.

Segundo informação veiculada pela comunicação social, a Direcção-Geral dos Impostos, vai enviar uma comunicação a todos proprietários beneficiados com o alargamento dos períodos da isenção do IMI.

É uma medida boa para as famílias, mas constitui mais um corte nas receitas das autarquias locais. Contudo, como muitos autarcas se têm desdobrado em anunciar medidas para atenuar a crise, acabam também por colaborar com mais esta.

18 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa medida que vai aliviar a despesa de muitas famílias.

Luís Alfredo disse...

Paulinho Portinholas sonha com a Dra. Elsa Grilo de noite e de dia! O pobre do rapazinho agora anda a espalhar a mentira de que a senhora é candidata à Câmara de Campo Maior!!!!!
Imaginem! Compreendo que o nosso Portinholas se queira ver livre de alguém que não tem medo dele, mas chegar ao ponto de inventar uma notícia dessas, é mesmo demais!
Coitado... só merece pena.
Sabemos que é Dia das Mentiras, mas para o Tiago dia das mentiras é todos os dias do ano!

Anónimo disse...

Pois coitado, ele como não manda nem em casa dele...

Anónimo disse...

Era o que o portinholeiro queria... ver-se livre de quem detesta! Mas é bom acordar para a realidade! Mas assim se ve a arte com que o sujeitinho escreve e diz mentiras. não tem mesmo raça de vergonha

Anónimo disse...

É um pobre infeliz coitado...

Anónimo disse...

E isto tudo graças a um Governo do PS! É tudo isso que dói muito à portinholada

Anónimo disse...

Já não falta muito para a miniatura do paulinho das feiras ter a resposta que os elvenses já o habituaram tão bem! Vai ser tão bom...

Anónimo disse...

O dia 1 de abril deve ser o melhor para o portinholita! O dia em que pode inventar o que quiser, tal como no resto do ano, mas com a desculpa de ser dia das mentiras. A existência dele como pseudo-politico é que foi uma grande mentira... Mas para mim e para todos os democratas não há data que me dá mais prazer festejar que o 25 de ABRIL. Pois nesse dia, o aldrabãozeco cá do sitio deve andar com uma azia descomunal a pensar como a sua vida poderia ter sido tão melhor se não fosse este "maldito povo" exigir condições de vida e liberdade de expressao! Pois essa liberdade, conquista de ABRIL que portinholinha não sabe usar... Usar e abusa dela quando lhe convém para ofender e difamar! Tenha juízo! Dê-se ao respeito se quer ser respeitado também!É este o "jogo" democrático... Se não está bem vá para outro lado que não faz cá falta nenhuma! Quem sabe candidatar-se a cmp maior pelo CDS-PP!

Anónimo disse...

Mais uma medida do governo e maioria PS para calar as bocas a quem diz que não é de esquerda tal como:
1. complemento solidário para idosos
2. investimento público
3. salvação da segurança social SEM PRIVATIZAR
4. O magalhães
5. Isenções do IMI
6. Recuperação de escolas
7. Inglês no 1º ciclo
8. Novas Oportunidades
.
.
.
.
.

Joca Manaças disse...

Acreditam que o Paulinho Portinholas perguntou a ele próprio o que faria à dra. Elsa Grilo se o ele-Portinholas ganhasse alguma vez a Câmara!!!!!!
O ´Portinholas fez a si mesmo essa pergunta no Dia das Mentiras!

Descoberta a razão de tanta bacorada no blog portinholeiro, pensei eu...
Mas não. No blog Portinholeiro a bacorada e do dono, é livre, gratuíta e proveniente de um louco...

Joca Manaças disse...

Deixem-me lá completar a ideia!

O Paulinho Portinholas respondeu a si próprio uma data de bacoradas iguais à pergunta que ele mesmo fez.

A pergunta portinholeira e a resposta abrelocosa demonstrou que o Paulinho Portinholas:
- Consegue ter ÓDIO a quem trabalha como a Dra. Elsa Grilo.
- Acha normal perseguir pessoas que não concordam com ele.
- Acha normal despedir funcionários que não sejam da sua cor política CDS ou PSD.

É este o pensamento estratégico do Tiago Abreu! UM NOJO TOTAL!
Os vómitos que aquele tipo dá aos elvenses...

Deve ser por estas e por outras que esse Paulinho Portinholas agora reune com o Vieira às escondidas nos confins da Estada da Carvalha!

Será para não serem vistos a conspirar contra o Cabaceira do PSD, ou será o chefe do STAL da CGTP a dar as dicar ao Portinholas de como podem lixar a vereadora?

Anónimo disse...

Coitadinho do Cabaceira e do Simão das Dores!!
Vão ser feitos em fel e vinagre por estes dois venenosos...

Se o Tiago e o Vieira mordessem a própria língua e fossem vítimas da sua própria malvadez maquiavélica, era muito bem feito.

Anónimo disse...

Vejam lá o sem vergonha do gaiato!
Pensa que a Câmara funciona da mesma maneira como funcionou no tempo em que a família dele lá mandava e lá colocaram o Gili e a Gila!!!!! e os Vieiris e os Pepitos...

Anónimo disse...

O que interessa é que a Câmara está a fazer um execelente trabalho e é por isso que os tipos da Oposição de direita juntos com o STALInista se preocupam a ponto de juntarem a extrema-esquerda à extrema-direita.

A Câmara que continue esse trabalho como até aqui e a população vai-lhes dar a mesma resposta que tem dado nas anteriores eleições autárquicas.

Anónimo disse...

Gosto muito deste blog.
Obrigado Patrício Baena pela oportunidade que nos dá de expressar as nossas opiniões. Enquanto aqui o amigo as publica, noutros blogs nem sequer as deixam ver a luz do dia.
Obrigado.

Anónimo disse...

O Eng. Sócrates está a dar muitas lições de bem governar a esses Santanas Lopes e Durões Barrosos.
Mas o Barroso é que foi esperto, que fugiu para Bruxelas, deixou o PSD a ferro e fogo, e deixou o Sócrates a governar este País que é uma desgraça porque a maioria quer receber subsídios sem produzir.

Frederico Soças disse...

O Vieirinha é um falso da pior espécie! É tipo Tiago Abreu, por isso é que se dão como unha e carne, mesmo que um seja de extrema-esquerda e outro de extrema-direita.

E mente com todos os dentes que tem na boca: então não tem o descaramento de dizer que deixa de escrever no Linhas porque é candidato?!!! Porque é muito "ético"??!!!!!

Grande mentiroso!
Deixa de escrever no Linhas porque o Director do jornal não admite que os candidatos escrevam no jornal como colunistas para não usarem o jornal para fazer campanha!

Aliás, bem vistas as coisas, o Vieira há muito que queria ser candidato, nem que fosse por um partidozeco qualquer como o Manel António, mas isso não o impediu de escrever todas as semanas no jornal a dizer mal da Câmara, dos colegas de trabalho e do PS! Isto é a falta de ética e a falta de vergonha desse senhor candidato comunista do PSD e CDS.

Perdoem a frontalidade, mas não suporto aldrabices e "Xicos espertos" que julgam que os elvenses são parvos!

Anónimo disse...

Melhor.. melhor foi o meia dose do Vieira a falar de "ética"! O director do LInhas pô-lo a mexer e ele agora diz que é da ética que tem...Esta é para rir à gargalhada! Ganda mentiroso!!!