sexta-feira, 10 de abril de 2009

Inventário de Arte Sacra

Nesta Páscoa, nada melhor do que deixar-vos com uma breve nota sobre a riquíssima arte sacra que temos em Elvas, nomeadamente sobre o livro «Arte Sacra nos Concelhos de Elvas Monforte e Sousel», que resulta do inventário artístico realizado nestes três concelhos, com textos de Artur Goulart, coordenador técnico-científico do projecto, da equipa de inventariantes e do historiador Jorge Rodrigues, e que foi lançado recentemente pela Fundação Eugénio de Almeida.

Segundo informações recolhidas no site da Agência ECCLESIA, esta edição integra-se no projecto de Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, projecto iniciado pela Fundação Eugénio de Almeida em 2002, um exaustivo levantamento, estudo e catalogação do património artístico disperso por igrejas, capelas, seminários e instituições religiosas de 24 concelhos, que constituem a Arquidiocese de Évora, e que já vem sendo desenvolvido desde há alguns anos.

No conjunto de obras que podemos encontrar neste livro, destaca-se um cálice de prata com inscrição e armas de Felipe II de Espanha, do Museu de Arte Sacra de Elvas, uma das raras alfaias litúrgicas associadas a este rei que ainda se encontram em Portugal, e símbolo da união que juntou as coroas portuguesa e castelhana.

Esta, e outras peças, estão ao alcance do conhecimento de todos através de uma base de dados disponível na Internet (www.inventarioaevora.com.pt), onde é possível encontrar o seu registo fotográfico, assim como a sua história e função litúrgica.

Ao que consegui apurar, estarão a ser desenvolvidos esforços para que a obra seja lançada brevemente em Elvas, para que os elvenses possam ter um conhecimento mais concreto sobre a mesma, através da explicação dada pelos seus autores. Espero que consigam, porque será um evento a que não vou faltar. Por agora, ficamos só com o aspecto da capa.


3 comentários:

Miguel Henriques disse...

Nos últimos anos muita gente se tem interessado pelo património de Elvas e acho que isso é fruto do bom trabalho de valorização que a nossa Câmara Municipal tem desenvolvido.
Mais uma vez, o Presidente Rondão Almeida está de parabéns pelo bom trabalho e pela boa equipa que tem sabido constituir.
Um abraço.

Miguel Henriques

Leapkick disse...

Leapkick «ao vivo 2009» | Dia 17 de Abril (sexta-feira) aparece no Motoclube Alentejano, em Elvas, e apoia a música ao vivo. Ouve originais rock em português no único café-concerto da cidade

Anónimo disse...

Antes do fim deste mês, a bomba vai rebentar!
Já há quem saiba.
Dores, Cabaceira e Tiago foram informados no domingo passado, após abordagem ao Cabaceira, e os três já sabem do que se vai passar.
Mas falta o resto: a malta da cidade e do concelho.
Parece que depois de amanhã, no Linhas de Elvas, já vem um cheirinho.
Mas até ao fim do mês, dá-se. Ai dá-se, dá-se.
É que, antes de entrar o Maio, há-de haver um número do semanário do Alves, noticiários das rádios do Góis e do Galvão e também vai haver uma reunião da Assembleia Municipal.
A bomba vai rebentar. Está quase.
Quem vai ao ar, quem vai?...