sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Museu Militar do Exército em Elvas


Ficámos hoje a saber que o novo Museu Militar de Elvas, da responsabilidade do Exército, vai abrir oficialmente em Elvas no mês de Março, nas suas instalações do antigo Convento de S. Domingos e Quartéis do Casarão, onde esteve instalado o Regimento de Infantaria nº 8.

O anúncio foi feito hoje à Rádio ELVAS pelo sub-director do museu, o tenente-coronel Albino Ribeiro, que anunciou também que o Museu vai ter três colecções permanentes, uma das quais exclusivamente dedicada ao Serviço de Medicina do Exército Português, fazendo a recriação de um hospital de campanha do tempo da Guerra Colonial.

O Exército português continua assim a garantir a presença militar na cidade de Elvas, cumprindo o que foi prometido pelo seu Chefe de Estado-Maior e pelas entidades políticas.

Sob a Direcção do Coronel Aragão Varandas e com um quadro de pessoal publicado em Diário da República, que garante a continuidade do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e a manutenção desta estrutura, o Elvas Melhor deixa os votos de grande sucesso.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Outro Movimento em Elvas?


Ontem, à mesma hora em que a Câmara realizava mais um Encontro Temático, desta vez com pessoal da área da Educação, três pessoas apresentaram mais um Movimento na cidade de Elvas, que designaram por Movimento Independente de Elvas.

Na conferência de imprensa foi dito que o grupo ainda está numa fase bastante embrionária e é composto por três elementos:
- Francisco Rente, proprietário da Funerária Rente e membro da ADE
- Francisco Vieira, membro da ADE e funcionário administrativo da CME
- José Carlos Freitas, de Vila Fernando.

Pelo que já ouvi das declarações do mentor do grupo, Francisco Vieira, as ideias do mesmo são basicamente iguais às da ADE, Associação que nasceu em Julho passado e da qual fazem parte dois dos elementos do MIE. Também não descartaram a hipótese de candidatura autárquica com ou sem coligação a um grupo partidário.

Saúdo o surgimento de todos os movimentos, associações ou clubes, porque nunca são demais desde que tenham boa fé e queiram trabalhar pelo bem comum, mas parece-me um bocado forçado o aparecimento de mais um grupo com fins políticos constituído por elementos de outro grupo recente.

Porque não se entenderam as pessoas na ADE e agora formam outro movimento?

Se não se entenderam na ADE, espera-se que se vão entender no MIE?

Inexperiência de quem quer, mas não sabe fazer política?

Querem candidatar-se às autárquicas e, por falta de convite, metem-se em bicos dos pés a espreitar algum partido que os queira? É legítimo, mas era mais fácil oferecerem-se às claras como costuma fazer o senhor Manuel António Torneiro.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Conferência de Imprensa Comissão de Apoio à Recandidatura de Rondão Almeida

Recebi por e-mail, das pessoas que fizeram a conferência de imprensa da Comissão de Apoio à Recandidatura de Rondão Almeida (dr. Nuno Mocinha João Moedas e Enf. Henrique Belacorça), o texto seguinte que me pediram para publicar, o que faço uma vez que neste blog apenas tem lugar a verdade. Conhecendo as duas partes intervenientes neste assunto, é-me fácil perceber que a verdade está aqui. Por isso, aqui fica para vosso conhecimento:

"23.01.2009

No seguimento de uma conferência de imprensa do PSD/CDS em que Tiago Abreu e José Júlio Cabaceira mais uma vez tentaram desinformar os Elvenses, gostávamos de esclarecer o seguinte:

1. Está constituída uma comissão de apoio à recandidatura de Rondão Almeida à Câmara Municipal, que é constituída por mais de 100 pessoas, das quais 99% são independentes, como é o caso das duas pessoas que me acompanham nesta conferência de imprensa (João Moedas e Henrique Belacorça);

2. O que esta Comissão decidiu fazer foi recolher assinaturas de apoio ao actual Presidente Rondão Almeida, independentemente de simpatias partidárias, tendo neste momento mais de 2500 assinaturas, às quais se juntarão muitas mais;

3. Neste movimento existem jovens que se disponibilizaram a recolher o apoio de todos aqueles que livremente o queiram dar. Sendo falso que foi a pedido de Rondão Almeida;

4. O que se passou na Escola Secundária, segundo a versão dos alunos aqui atestada pelo Presidente da Associação de Estudantes, aqui presente:

a. Um conjunto de Jovens solicitaram ao Sr. Prof. Balsinhas que lhes permitisse entrar na sala de aulas e recolher os apoios dos alunos;

b. Quando entraram os jovens deram a conhecer ao Sr. Prof. Balsinhas o documento, tendo este Sr. Prof. autorizado os Jovens a recolher os apoios;

c. Quando os Jovens perguntaram quem queria apoiar, quase 100% da aula manifestou-se a favor do apoio;

d. Facto que provavelmente desagradou ao Sr. Professor Balsinhas e que desencadeou a atenção da Comunicação Social;

Pois bem:

1. Quem autorizou os alunos a entrarem na aula foi o Sr. Professor que em nosso entender é o responsável pela sala de aula. Assim, se achava que não se poderia recolher apoios, não autorizava e ponto final;

2. Que é o Sr. Prof. Balsinhas no contexto partidário? É um dos Sócios fundadores da ADE – Associação Desenvolver Elvas, que mais não tem feito do que, nas suas fracas aparições, dizer mal da Câmara e de Rondão Almeida;

3. Talvez tenha sido este, o motivo que tanto aborreceu o Sr. Professor, que prontamente despertou o interesse dos seus colegas de Associação, Tiago Abreu e Cabaceira;

Quanto à questão da atitude dos Jovens em recolher as assinaturas:
Não vemos qualquer inconveniente que se realize no espaço da escola. Estamos num país livre em que cada um com respeito pelo outro pode usar os seus direitos de cidadania como entender.
Mas na verdade o que está a colocar nervosos os senhores do PSD e CDS é a quantidade de pessoas livres e independentes que já apoiaram Rondão Almeida, às quais nós muito agradecemos."

Também no site da Rádio Elvas encontrei estas declarações de João Moedas, que complementam o que acima está escrito, para vosso melhor esclarecimento:

" João Moedas, presidente da Associação dos Alunos da Escola Secundária, refuta a questão da recolha de assinaturas ter sido solicitada. O jovem afirmou, em conferência de imprensa, que "não foi ninguém, nem o Drº Mocinha nem Rondão Almeida, que me contactou para o fazer. Eu simplesmente, apesar de não estar ligado ao PS, acho que o projecto do Presidente da Câmara tem sido bom e decidi juntar-me a esta iniciativa e apoiar”.

Insignificâncias Domésticas


Nem imaginam a confusão que vai aqui pela minha casa! Com este temporal os miúdos não podem sair à rua, as brincadeiras decorrem todas dentro de casa. Como o tempo para as consolas e para a televisão é limitado, depois desse período de sossego tem sido impossível mantê-los calados.

A algazarra impera e nem tenho conseguido acabar de ler o jornal! Um verdadeiro domingo de Inverno em família...

E para cúmulo, a minha mulher até embirrou com a forma como mudei o rolo do papel higiénico. Não dá para acreditar!

Para mim não tem importância a posição, mas parece que para algumas pessoas tem. Vejam a imagem acima e digam lá de vossa justiça, se acharem que o assunto merece alguma reflexão... Não me parece...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cimeira Luso-Espanhola / Cumbre Luso-Española


José Sócrates e José Luís Zapatero, os primeiros-ministros de Portugal e Espanha lideram as delegações dos dois governos que se reúnem hoje na cidade espanhola de Zamora na 24ª cimeira luso-espanhola, tendo como temas como a saúde e a ciência mas onde certamente não vai ficar de fora a crise económica.

Segundo veicula a comunicação social desta manhã, os dois governos deverão procurar formas de cooperação bilateral para ajudar a estabilizar as duas economias, no âmbito dos esforços de resposta à crise. De ambos os lados, destaca-se o facto da cimeira ser a reunião bilateral com maior nível de participação, o que segundo responsáveis espanhóis transforma o encontro "numa quase reunião conjunta de governos" onde serão abordados vários temas importantes para os dois países e para a nossa região em concreto.

Em Elvas já está em vigor o protocolo que permite às grávidas recorrer aos serviços de saúde de Badajoz para a realização dos partos.

Os dois governantes devem agora acertar na cimeira de Zamora o alargamento desta possibilidade a toda a zona de fronteira, sendo que todas as valências médicas estarão abrangidas. Logo que a medida entre em vigor portugueses e espanhóis terão acesso a cuidados médicos em qualquer dos lados da fronteira. Uma fonte do Governo adiantou ainda ao Jornal de Notícias que o protocolo deverá também permitir a partilha de recursos humanos e de equipamento.

O encontro de Zamora deverá anunciar também as datas para a conclusão das obras do TGV e formalizar a definição da localização da estação internacional Elvas-Badajoz.

Esperam-se, portanto, boas notícias para Elvas e também já ouvi nos meios políticos falar de uma grande surpresa... espero que seja agradável. Vou ficar à espera para ver.

Os dois primeiros-ministros deverão ainda analisar os temas de energia e alterações climáticas e a presidência espanhola da União Europeia, que vai decorrer no primeiro semestre de 2010. Neste capítulo europeu para além de outros assuntos revelantes, deverá ser abordada a cimeira ibero-americana que decorre no Estoril em 2010 e outras questões bilaterais como a criação de um comité conjunto para as celebrações dos 25 anos de adesão de Portugal e Espanha à UE.
Fontes:OJE/TSF/Lusa

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Parabéns Barack Obama




Barack Hussein Obama nasceu em 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no estado americano do Havaí, filho de Barack Obama, Senior, um economista queniano, nascido em Nyang’oma Kogelo, distrito de Siaya, Quénia e de Ann Dunham, antropóloga americana, branca, nascida em Wichita, no estado do Kansas, Estados Unidos. Seus pais conheceram-se enquanto frequentavam a Universidade do Havaí em Manoa, onde seu pai era um estudante estrangeiro.

Separam-se quando Obama tinha dois anos de idade, divorciando-se em seguida. Seu pai retornou ao Quênia, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982, quando seu filho Obama tinha 21 anos.

Após o seu divórcio, Ann Duham casou-se com o indonésio Lolo Soetoro. A família mudou-se para o país natal de Soetoro em 1967, tendo Obama frequentado escolas em Jakarta até os dez anos de idade. Ele então retornou para Honolulu para morar com seus avós maternos. Em Honolulu, frequentou a escola Punahou, desde a quinta série do ensino elementar americano, em 1971, até a graduação no ensino secundário, em 1979, com 18 anos.

A mãe de Obama retornou ao Havaí em 1972, quando o filho tinha 11 anos, lá permanencendo por muitos anos. Voltou à Indonésia por alguns períodos para o desenvolvimento de trabalho de campo. Ela defendeu tese de doutoramento em antropologia pela Universidade do Havaí em 1992. Faleceu de cancro nos ovários em 1995, quando Obama tinha 34 anos.

Após concluir o ensino secundário, com 18 anos, Barack Obama mudou-se para Los Angeles, onde estudou no Occidental College por dois anos. Em 1981, com 20 anos, transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde graduou-se 2 anos depois em ciência política, com especialização em relações internacionais. Seu pai faleceu neste período. Obama obteve o título de bacharel de artes em 1983, com 22 anos, quando foi trabalhar por um ano na empresa Business International Corporation, hoje parte do grupo que publica a revista The Economist e em seguida para a organização sem fins lucrativos New York Public Interest Research Group.

Após quatro anos na cidade de Nova Iorque, Obama mudou-se para Chicago com 24 anos, para trabalhar como agente comunitário entre junho de 1985 a maio de 1988 como diretor da Developing Communities Project (DCP), uma associação comunitária religiosa originalmente composta por oito paróquias católicas, na região da grande Roseland (Roseland, West Pullman, e Riverdale) ao sul de Chicago. Nos seus três anos como diretor da DCP, sua equipe passou de 1 para 13 pessoas e seu orçamento anual cresceu de 70 mil dólares para 400 mil dólares, tendo conseguido, entre outros resultados, auxiliar :
- a criação de um programa de educação para o trabalho,
- a criação de um programa de mentoria para a preparação para o estudo universitário, e
- o estabelecimento de uma organização de defesa dos direitos de inquilinos na região de Altgeld Gardens, em Chicago.

Obama também trabalhou como um consultor e instrutor para a fundação Gamaliel, um instituto que dá consultoria e treinamento para associações comunitárias. Em meados de 1988, com 27 anos, ele viajou pela primeira vez para a Europa, onde permaneceu por três semanas, indo em seguida ao Quênia, onde permaneceu por cinco semanas, lá encontrando-se pela primeira vez com alguns de seus parentes.

Obama ingressou na escola de direito de Harvard no final do mesmo ano de 1988. Ao final do seu primeiro ano na escola, foi escolhido como editor da revista Harvard Law Review, em função das suas notas e de uma competição de redação. Em seu segundo ano na escola, foi escolhido presidente da revista, uma posição voluntária de tempo-integral, assumindo as responsabilidades de editor-chefe e supervisionando a equipe de 80 editores. A eleição de

Obama como primeiro presidente afro-americano da revista teve ampla cobertura jornalística, sendo objeto de longas reportagem sobre ele. Ele obteve o título de doutor em direito por Harvard em 1991, com 30 anos, graduando-se com louvor. Retornou então para Chicago onde já havia trabalhado, inclusive nos períodos de férias de verão de 1989 e 1990, para os escritórios de direito Sidley & Austin e Hopkins & Sutter, respectivamente.

Em 1992, casa-se com Michelle Obama.

A publicidade associada à sua eleição como primeiro afro-americano presidente da Harvard Law Review resultou em um contrato e adiantamento para que ele escrevesse um livro sobre questões relacionadas com a raça. Num esforço para contratar Obama para o seu corpo docente, a escola de direito da Universidade de Chicago ofereceu-lhe uma posição em pesquisa e um escritório onde poderia trabalhar no seu livro. Ele planeava terminar o livro num ano, no entanto a tarefa consumiu muito mais tempo à medida que evoluiu para um livro de memórias. A fim de trabalhar sem interrupções, Obama e sua esposa, viajaram para Bali, onde passou meses escrevendo. O manuscrito foi finalmente publicado como Dreams from My Father em meados de 1995, quando Obama estava com 34 anos.

Obama ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago por doze anos. Em 1993, Obama juntou-se à firma Davis, Miner, Barnhill & Galland, um escritório de direito composto por 12 advogados especializado em casos de direitos individuais e desenvolvimento econômico de vizinhanças, atuando como advogado associado por três anos, entre 1993 e 1996.

Em 1996, Obama foi eleito senador por Illinois.

Em 2004, fez campanha pelo lugar que o senador anterior, Peter Fitzgerald, deixara. Nas eleições primárias para a candidatura democrata, os seus opositores foram Blair Hull, um homem de negócios, e Dan Hynes, procurador do estado de Illinois. Obama começou abaixo de Hull nas sondagens de opinião, mas isso mudaria depois de um escândalo de violência doméstica que implicava Hull. A partir daí, melhorou notavelmente a sua imagem, começando a liderar nas sondagens. Foi recebendo apoios dos líderes democráticos. Nas primárias, Obama somou mais votos que os outros seis candidatos combinados, ganhando com 52% dos sufrágios.


Obama enfrentou o candidato conservador Alan Keyes no Illinois. Obama venceu as eleições por uma diferença considerável: 69,97% contra 27,05% de Keyes.

Obama discursando ao eleitorado da Pensilvânia, Outubro de 2008. Em 16 de Janeiro de 2007, anunciou a criação de um comité exploratório para recolha de fundos para uma candidatura à presidência; a 10 de Fevereiro de 2007, declara-se candidato às primárias.

Durante meses de 2008, Obama e a sra. Clinton protagonizaram uma renhida disputa pela nomeação que ficou decidida em fins de Maio, quando o senador ultrapassou os 2118 delegados necessários para lhe garantir a nomeação (2156 de Obama contra 1923 de Hillary Clinton). A 4 de Junho, depois de vencer as primárias do partido no estado de Montana, Barak Obama assumiu-se como o candidato dos democratas para as eleições de 4 de Novembro, embora tenha ainda de aguardar pela convenção do Partido Democrata, a ter lugar em Agosto, em que será formalmente nomeado. No dia 7 de Junho Hillary Clinton desiste a sua candidatura apoiando Obama a concorrer às presidenciais.

Em 28 de agosto de 2008, Obama foi nomeado oficialmente para concorrer à Casa Branca contra o republicano John McCain.

Devido à sua história pessoal (pai negro, mãe branca e padrasto asiático) é visto por muitos como um unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. O próprio Obama, já brincou com isso no programa da popular apresentadora americana Oprah Winfrey, quando disse que jantares de sua família "são sempre uma mini-ONU, com parentes de todas as etnias". Ainda assim, chegou a ser acusado de racismo contra indivíduos de etnia branca, por ter participado da Igreja do Pastor Jeremiah Wright,considerado racista negro. Obama negou a associação. Associações racistas e nazistas consideraram-no um extremista racial negro, de origem islâmica, Daniel Pipes o considerou muçulmano, por ser filho de pai muçulmano, ainda que não praticante. Apesar disso, alguns grupos supremacistas brancos chegaram a declarar-lhe apoio.

Recebeu o importante apoio da Família Kennedy, sendo comparado muitas vezes ao ex-presidente John Kennedy na sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança.

Em 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos da América, derrotando John McCain.

Tomou posse hoje como o 44º Presidente do Estados Unidos da América. Até Janeiro de 2013.

Parabéns Barack Obama.
Parabéns EUA.

sábado, 17 de janeiro de 2009

PSD CONTRA O TGV


Elvas é uma cidade viva e cada vez melhor. Já o tenho repetido muitas vezes. Mas não temos dúvidas de que o seria ainda mais se os Governos tivessem investido mais na nossa região.

Agora surgiu um Governo que se comprometeu a concretizar a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, com a estação Elvas-Badajoz na nossa zona do Caia.

Logo surgem vozes discordantes das oposições nacionais. A mais recente e que mais me chocou foi a da Dra. Manuela Ferreira Leite, Presidente do PSD, que ontem em entrevista à RTP afirmou que se formar Governo riscará o investimento na rede ferroviária de alta velocidade (TGV) por considerar, que "na situação actual do país, que está com um nível de endividamento absolutamente incomportável, não é possível fazer investimentos - sejam eles quais forem - que impliquem grandes importações".

Parece-me completamente absurdo quando todos os países da Europa e também os EUA estão a projectar grandes investimentos para combater a crise. Como dizia o Dr. Luís Filipe Menezes, adversário interno de Ferreira Leite, não fazer o TGV seria um erro estratégico! Tal também já tinha sido afirmado pelo Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, na semana passada em entrevista que concedeu à SIC.

Até os nossos vizinhos espanhóis, de todos os partidos, ficaram horrorizados com a linha de pensamento da líder do PSD.

Perante estas ideias do maior partido da oposição e porque acho que o TGV é um projecto fundamental para o desenvolvimento da nossa região e impulsionador do Concelho de Elvas, só peço que a Dra. Manuela Ferreira Leite não chegue às eleições ou, se chegar, seja uma ilustre derrotada! Quem quer mal à minha cidade, não conta comigo.

O TGV é bom para Elvas e o nosso Concelho precisa desse investimento, tal como precisa o País. Quero um Concelho ainda melhor e mais desenvolvido, sem medo do futuro e sem ideias ultrapassadas como as da actual líder social-democrata.

Já agora, fiquei também a saber que ontem a Comissão Europeia confirmou a atribuição a Portugal de um financiamento de 383,38 milhões de euros para o projecto do comboio de alta velocidade.

Nem vale a pena mais palavras... Os comentários ficam à vossa consideração.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

"VERDADEIRA TRETA" EM ELVAS

António Feio e José Pedro Gomes vão estar no Cine-Teatro de Elvas amanhã, dia 17 de Janeiro, pelas 21,30 horas para apresentar o seu espectáculo "A Verdadeira Treta" que é nada mais do que a continuação da conversa da treta.


Esta "Verdadeira Treta" , para o espectáculo que mantém Toni e Zézé no palco durante hora e meia.


"Na sequência dos espectáculos anteriores, Conversa da Treta e A Treta Continua, também A Verdadeira Treta agarra a linguagem trocada pelos dois actores, num misto de ignorância e convencimento que caracteriza este duo pertencente à espécie dos "Chico-Espertus Lusitanus". Histórias de humor e maldizer escritas por Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca.


As conversas falam de tudo. Já vi o espectáculo em Lisboa e gostei, por isso recomendo.


Milhares de pessoas viram os anteriores espectáculos, calculando-se que a peça tenha atraído cerca de 200 mil espectadores e a versão para cinema O Filme da Treta tenha sido vista por quase 300 mil espectadores.

Mais um grande espectáculo cultural que nos é proporcionado na nossa cidade pela Câmara Municipal de Elvas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Comemorações da Batalha das Linhas de Elvas


Tomem lá a versão completa do programa das comemorações dos 350 anos da Batalha das Linhas de Elvas, que um leitor do blog teve a gentileza de me mandar por e-mail. Mas é só o programa para o mês de Janeiro, porque a edilidade elvense já fez saber que as comemorações deste ano se vão prolongar por mais tempo.

Eu sei que isto é muito desagradável para alguns que têm aversão a tudo o que é positivo para Elvas, mas como a esmagadora maioria dos elvenses e dos portugueses tem interesse no tema e eu também, aqui fica para gáudio de muitos e desgosto dos residuais.

1 e 31 de Janeiro
Sala de Recepção dos Paços do Concelho
Exposição “A Peça do Mês” - Prato e Jarro romanos

8 e 9 de Janeiro (quinta e sexta-feira)
21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Cinema “Saw V- A Sucessão”, Terror (m/18 anos)

9 de Janeiro (sexta-feira)
18.00 horas - Auditório São Mateus
Lançamento do nº 28 da Revista “Monumentos”, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

10 de Janeiro (sábado)
21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Dança “O Mundo da Dança”, pela Companhia “Silvina Candeias” (Entrada livre)

13 de Janeiro (terça-feira)
18.00 horas - Casa da Cultura de Elvas
Exposição “Retrospectiva do Poeta”, de Leolinda Trindade
(Patente até 30 de Janeiro)

21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Concerto “Deolinda” (Entrada livre)


14 de Janeiro (quarta-feira)

9.30 horas - Câmara Municipal de Elvas
Hastear das Bandeiras
10.00 horas - Sítio dos Murtais
Romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas
de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos
10.30 horas - Cemitério Municipal de Elvas
Romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria
11.00 horas - Praça da República
Cerimónias Militares e Militarizadas
12.00 horas - Rua da Cadeia
Desfile das Forças em Parada
12.30 horas - Rua da Cadeia
Evocação histórica da Batalha, com representação ao vivo de um momento bélico
15.00 horas - Campo Pedro Barrena
Futebol Iniciados - “O Elvas” CAD - Juventude de Santa Eulália
15.30 horas - Centro Artístico Elvense, na Praça da República
Jogos finais do “7º Torneio de Snooker Cidade de Elvas”, integrados no 131º Aniversário do Centro Artístico Elvense
16.00 horas - Campo Patalino
Futebol Seniores - “O Elvas” CAD - Juventude de Santa Eulália
Disputa da Taça Cidade de Elvas
18.00 horas - Igreja da Sé
Te Deum de Acção de Graças
19.00 horas - Sede da Banda 14 de Janeiro
54º Aniversário da Banda 14 de Janeiro

21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Concerto da Orquestra Ligeira do Exército (entradas livres)

15 e 16 de Janeiro (quinta e sexta-feira)
21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Cinema “O Sorriso das Estrelas”, romance (m/12 anos)

17 de Janeiro (sábado)
17.00 horas - Paiol Nossa Senhora da Conceição
Exposição (Im)Permanências, de Cristina Ataíde

18.30 horas - Museu de Arte Contemporânea
Exposição “Corpo, densidade e limites”
Abertura Semana Gastronómica do Porco

21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Espectáculo “A Verdadeira Treta”, com António Feio e José Pedro Gomes
(Bilhetes à venda no Posto de Turismo)

18 de Janeiro (domingo)
17.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Dança, pela Academia Municipal de Dança e Artes Representativas de Elvas (Entrada livre)

22 e 23 de Janeiro (quinta e sexta-feira)
21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Cinema “Ensaio sobre a cegueira”, drama (m/16 anos)

24 de Janeiro (sábado)
11.00 horas - Padrão da Batalha, sítio dos Murtais
Partida da Vª Caminhada das Linhas de Elvas em direcção ao Estádio Municipal de Atletismo

11.00 horas - Padrão da Batalha, sítio dos Murtais
Partida da 17ª Corrida das Linhas de Elvas, com chegada
ao Estádio Municipal de Atletismo

21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Concerto, pelos alunos da Academia de Música de Elvas Manuel Rodrigues Coelho (Entrada Livre)

25 de Janeiro (domingo)
17.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Concerto, “Bulsara” - 50 anos de Magia (Entrada livre)

29 de Janeiro (quinta-feira)
18.00 horas - Auditório Municipal
Lançamento Revista “Elvas - Caia
Lançamento do Prémio de Investigação histórica “Cidade de Elvas”
Entrega dos prémios do Concurso “O Património nas tuas mãos”

29 e 30 de Janeiro (quinta e sexta-feira)
21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Cinema “Amália”, biográfico (m/12 anos)

31 de Janeiro (sábado)
21.30 horas - Cine-Teatro Municipal
Espectáculo “José Cid”, voz e piano (Entrada livre)

sábado, 10 de janeiro de 2009

NEVE EM ELVAS






Esta noite nevou na nossa cidade. A neve não foi muita, mas deu para cobrir de branco muitas zonas lindíssimas de Elvas, particularmente os pontos mais altos e as zonas mais abrigadas.

Sabendo disso, esta manhã, no meu cross matinal, passei pelo Forte de Santa Luzia e consegui recolher estas imagens que deixo aqui para deleite de todos os visitantes deste blog Elvas Melhor.

Os nossos monumentos são espectaculares, mas com a neve a paisagem ganha um aspecto particularmente atraente. A nossa cidade está cada vez mais bonita e hoje de manhã tinha ainda maior encanto.

Aproveito para felicitar todos os que contribuíram para a recuperação daquele monumento, e dar os parabéns à autarquia elvense e ao Exército, por manterem aberto aquele património que é de todos nós.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FAÇA-SE JUSTIÇA!


Já referi várias vezes neste blog o problema das ofensas e da baixeza das difamações. Eu próprio já fui vítima de atentados à minha dignidade quando um elemento que circula pela blogosfera teve a pouca vergonha de copiar o meu nome e o meu blog para usar isso contra a minha pessoa. Foi, aliás, um dos motivos que me levou a avançar com o blog Elvas Melhor e a mudar radicalmente a minha posição ideológica na sociedade elvense, porque como diz o povo “quem não se sente não é filho de boa gente”.

Ora, acabei de ler no site da Câmara o resumo da reunião de 5 de Janeiro, no qual é focado que “o Executivo analisou o conteúdo de uma Carta ao Director publicada no jornal Linhas de Elvas de 30 de Dezembro, subscrita pelo senhor Camilo Santos, e concluiu que no texto foram proferidas afirmações ofensivas para o bom nome e consideração devidos do Presidente da Câmara Municipal. Sobre o assunto, a Câmara decidiu solicitar, ao seu Gabinete Jurídico ou a um escritório de advogados, que elabore o processo e se apresente a respectiva queixa-crime, caso o Presidente da Câmara assim o deseje.”

Ao que apurei, a proposta foi apresentada pelo Vice-Presidente Nuno Mocinha e aprovada por unanimidade, com o próprio Presidente a não participar no assunto.

Parece que nesta matéria o artigo 180 do Código Penal é claro, quando estipula no seu nº1 que “Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 240 dias.”

Se o alegado crime for cometido através de meio de comunicação social e sendo o ofendido Presidente de Câmara, estipulam os artigos 183 e 184 do mesmo Código Penal que, tal agrava a pena a aplicar a quem praticou a ofensa.

Também já constatei que a referida carta foi reproduzida por um bloguista elvense, cujo blog tem por hábito atacar das mais diversas formas o Presidente da Câmara de Elvas e outros dos eleitos autárquicos.

Faça-se justiça… atempadamente!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Investimentos de 10 Milhões


O Senhor Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades veio a Elvas no final de Dezembro para homologar um Protocolo de Financiamento celebrado entre o Governo e a Câmara Municipal de Elvas, no âmbito da "Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana", garantindo o apoio a investimentos em Elvas num montante da ordem dos 10 milhões de euros.

Entre esses investimentos contam-se:

- a conclusão da Circular à Cidade, obra que já está a decorrer;

- a requalificação do miradouro do Castelo, junto ao cubelo artilheiro, que já ouvimos dizer estar adjudicada;

- a requalificação do Jardim das Laranjeiras, também quase a começar;

- a requalificação da envolvente ao Viaduto e à Igreja de N. Sra. da Nazaré;

- o financiamento da instalação de TV por cabo no centro histórico, face à relevância do projecto para a valorização urbana;

- a fase inicial de arranjo dos fossos das muralhas seiscentistas, compreendendo-se que a extensão dos mesmos não permitiria o financiamento global de uma só vez;

- o apoio a actividades culturais relevantes;

- a criação de novos roteiros e circuitos turísticos urbanos;

- a iluminação de mais alguns monumentos, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo Município de Elvas nesta matéria;

- e a criação de um centro interpretativo do património.

Muitas destas ideias já as tínhamos ouvido referir ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Elvas em entrevistas. Umas foram iniciadas mesmo sem ter a garantia de qualquer tipo de apoio, outras tiveram que ficar a aguardar esses meios financeiros. Mas vimos que Rondão Almeida não se resignou e não ficou à espera que o dinheiro viesse ter com ele. Meteu mãos à obra, fez candidaturas, apresentou trabalho de casa, trabalhou, discutiu, fez valer a qualidade dos projectos técnicos da autarquia e venceu mais uma vez.

E venceu num concurso nacional, ao qual concorreram muitas cidades de todo o país, e "ganharam os que tinham maior mérito", como fez questão de realçar o Senhor Secretário de Estado Professor Doutor João Ferrão, afirmando que estava perante um Presidente "visionário e empreendedor, que tem uma visão e consegue concretizá-la, estimulando a que todos tenham a mesma postura", o que considerou "decisivo no contexto difícil em que vivemos".

Rondão Almeida voltou a conseguir o apoio do Governo para o nosso Concelho e para a nossa Cidade o que só nos pode deixar orgulhosos.


Sinceramente, acho que voltou a contar com a "mão amiga" de José Sócrates, para compensar Elvas pelo encerramento da maternidade cumprindo a promessa feita.

Já foi o novo Estabelecimento Prisional, a reclassificação das Urgências do Hospital de Santa Luzia, a promoção da PSP de Elvas de esquadra a Divisão, e também isto... Parece-me mesmo que vamos ter que reconhecer que no final deste mandato Elvas fica a ganhar mais do que perdeu, como o actual Primeiro-Ministro prometeu a Rondão Almeida?

Algum outro Governo que também tirou coisas a Elvas, teve essa preocupação de compensar a nossa cidade? Não, de todo!

Agora, a questão que se coloca é se vai conseguir concretizar todos estes projectos?

Não termino sem registar com satisfação a presença de outra pessoa que os elvenses estimam: o Senhor Presidente da Assembleia Municipal, dr. Joaquim Real Mendes, pessoa inteligente, discreta e humilde, mas presente no momento certo e sempre que necessário ao desenvolvimento do Concelho. Uma boa equipa.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

PSP DE ELVAS PASSOU A DIVISÃO



Elvas teve hoje mais uma grande notícia: a Esquadra de Elvas da PSP foi hoje promovida a Divisão Policial que passa agora a ter quatro Esquadras, conforme já tinha sido anunciado pelo Director Nacional que se deslocou recentemente à nossa cidade.

É o cumprimento da promessa que o Senhor Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, fez ao Senhor Presidente da Câmara Rondão Almeida, aquando da sua deslocação ao Palácio de São Bento no final do passado mês de Setembro.

Isto só prova duas coisas:
- que, afinal, ao contrário do que alguns maus elvenses querem fazer crer, Rondão Almeida é ouvido pelo Governo de maioria PS, quando nunca o foi pelos Governos PSD/CDS;

- que o Governo passou a olhar com grande atenção para Elvas, já que bem recentemente tivemos na nossa cidade dois influentes Secretários de Estado, o da Justiça para anunciar a construção do novo Estabelecimento Prisional em Vila Fernando num investimento da ordem dos 25 milhões de euros, e o das Cidades e Ordenamento do Território para homologar apoios a investimentos em Elvas superiores a 10 milhão de euros.

A isto junta-se a reclassificação das urgências do Hospital de Santa Luzia, que foi também uma promessa cumprida pelo actual Governo.

Elvas está, pois, de parabéns, pois a passagem de simples Esquadra a uma Divisão com 4 Esquadras, significa, não só que os agentes de segurança que temos em Elvas não vão sair da nossa cidade, como deixa aberta a possibilidade de ser feito o reforço dos efectivos, o que significa mais segurança e mais pessoas a trabalhar e a residir em Elvas.

Só lamento o sentimento de insegurança que alguns foram provocando na população ao longo de meses, uns com objectivos político-partidários e outros com o objectivo de atingir politicamente Rondão Almeida, pois através de comunicados ou através de notícias facciosas, foram espalhando o boato de que a PSP ia fechar em Elvas e que ficava reduzida a zero. Verdadeiramente lamentável!

E para que agora não venham desvalorizar esta grande conquista que deve orgulhar todos os elvenses, já que a PSP em Elvas fica ao nível das melhores do País, deixo-vos aqui parte do texto da Portaria que hoje foi publicada em Diário da República, onde está escrito como fica:
- Elvas;
- Estremoz;
- Portalegre;
- Évora.


"Portaria n.º 2/2009
de 2 de Janeiro
Ao abrigo do disposto nos artigos 48.º e 49.º da Lei n.º 53/2007, de 31 de Agosto, que aprova a orgânica da Polícia de Segurança Pública (PSP), a Portaria n.º 434/2008, de 18 de Junho, definiu a estrutura dos comandos territoriais de polícia e aprovou as respectivas subunidades. (...)
Na oportunidade, são igualmente alteradas algumas das opções referentes à organização das subunidades e aos modelos de estruturação então definidos para os comandos territoriais de polícia.
Assim:
Ao abrigo dos artigos 48.º e 49.º da Lei n.º 53/2007, de 31 de Agosto, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, o seguinte: (...)
2 — O anexo II da Portaria n.º 434/2008, de 18 de Junho, passa a ter a seguinte redacção:

Comando Distrital de Portalegre
a) Esquadra de Portalegre, Esquadra de Trânsito de Portalegre, Esquadra de Investigação Criminal de Portalegre e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Portalegre.

b) Divisão Policial de Elvas, que integra as seguintes subunidades operacionais: Esquadra de Elvas, Esquadra de Trânsito de Elvas, Esquadra de Investigação Criminal de Elvas e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Elvas.

Comando Distrital de Évora
Esquadra de Évora, Esquadra de Estremoz, Esquadra de Trânsito de Évora, Esquadra de Investigação Criminal de Évora e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Évora.

Artigo 4.º
Entrada em vigor
A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira,
em 18 de Dezembro de 2008."


A partir de amanhã, dia 3 de Janeiro de 2009, passa a existir a Divisão Policial de Elvas!

Um muito obrigado aos Agentes da PSP de Elvas pelo bom trabalho que têm realizado. Os agradecimentos são também merecidos para o Senhor Presidente Rondão Almeida, que conseguiu alcançar os seus intentos na defesa intransigente dos elvenses, e para o Senhor Primeiro-Ministro pela decisão, sensata e justa, tomada pelo seu Governo.

Mais uma vitória para Elvas!


quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009 na Praça



Ontem à meia-noite lá estive com a minha família e amigos na Praça da República a brindar ao Novo Ano, no meio de uma multidão que afluiu ao Centro Histórico da nossa cidade.

Lá comi as doze passas e bebi o champanhe, que já faz parte da tradição desta data e assisti a um dos maiores espectáculos de fogo de artifício, com 15 minutos de duração e lançado de vários edifícios, com um efeito imponente, prejudicado apenas pela humidade que provocou um nevoeiro intenso e que nos tornou mais difícil ver o brilho do espectáculo. Mas nada que tivesse atrapalhado a boa disposição das muitas centenas de pessoas presentes, de passarem o ano entre amigos.

Também por lá vi o senhor Presidente Rondão Almeida com a sua família no meio dos cidadãos do seu Concelho, o que não deixa de me merecer uma referência positiva, já que podia estar a festejar num bom hotel ou restaurante, mas preferiu estar ali ao frio e à chuva com o seu povo. De Vereadores, não sei se por lá havia mais, mas eu vi Eurico Candeias, a Dra. Elsa Grilo e a Dra. Vitória Branco.

A Câmara está de parabéns. Parece que desta vez acertou mesmo e espero que repita no próximo ano. De preferência sem nevoeiro.

Acho, sinceramente, que somos uns privilegiados por podermos ter estas iniciativas na nossa cidade, já que nem todas as autarquias têm essa preocupação nem capacidade de proporcionar aos seus munícipes aquilo que as maiores cidades do país e do mundo proporcionam.

UM BOM 2009 para todos os leitores deste blog.
E obrigado pela vossa fidelidade e colaboração.