sexta-feira, 27 de março de 2009

JAZZ EM ELVAS


Pela primeira vez no espaço fantástico da Cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, vamos poder assistir, hoje pelas 21:30 horas, a um concerto de Jazz.

É verdade, não vamos perder este "Woman Jazz", num tributo às grandes divas do jazz: Ella Fitzgerald, Nina Simone, Billie Holiday e Bessie Smith, e nem temos que pagar bilhete.

Já me estou a imaginar em volta da mesa, numa noite descontraída, num ambiente intimista e moderno, a relaxar... no interior da cafetaria ou na esplanada com vista "aérea" sobre a nossa cidade tão bem iluminada.

Sou apreciador de jazz e só faltaria se houvesse um terramoto. Mas, mesmo que não apreciasse este género musical, ia só pelo prazer de poder desfrutar daquele espaço à noite e de espreitar a novidade.

Só com a nossa presença nestes acontecimentos é que podemos garantir que continuarão no futuro, porque não acredito que uma autarquia invista em espectáculos aos quais o público não vai. Não faria sentido.

Portanto, se não aparecermos, depois não nos podemos queixar se não voltar a acontecer...

quinta-feira, 26 de março de 2009

Coligação Periférica

O antigo presidente da República, Jorge Sampaio, pensa que os agentes políticos têm de se deixar de assuntos periféricos. Se Jorge Sampaio fala assim do que se passa a nível nacional, imaginem o que diria aos elvenses sobre o que se passa a nível político com a oposição em Elvas, em que PSD e CDS apresentam uma coligação, onde levam à boleia um Movimento que se diz independente, quando está à vista de todos que não é uma coisa nem outra. Não é movimento legalizado nem é independente, porque claramente está ligados à extrema-esquerda. Logo, trata-se de uma coligação com várias correntes ideológicas antagónicas e, portanto, sem qualquer bom-senso político.

Pior, é a Coligação ter-se apresentado publicamente, perante uma sala com meia-dúzia de pessoas, com destaque para familiares dos candidatos e membros da ADE (outra associação que se dizia independente e que afirmava que não se metia em política!), demonstrando uma total falta de capacidade mobilizadora e uma imensa falta de credibilidade.

Pior, é a coligação ter apresentado publicamente o seu cabeça de lista à Câmara, sem qualquer ideia para o Concelho de Elvas. Não se trata aqui de ter apresentado ideias mais ou menos relevantes. Trata-se da falta de capacidade para apresentar qualquer ideia útil e quaisquer linhas mestras válidas. Mais uma vez, a falta de credibilidade está patente na constituição da coligação entre PSD e CDS de Elvas, na fraca apresentação, na falta de assistência e na falta de capacidade de pensar os assuntos.

É ela própria, uma Coligação periférica aos interesses dos elvenses. É mais do mesmo.

domingo, 15 de março de 2009

Trabalho Incomparável!

Há uma cronista no Linhas que se dá ao trabalho de ofender quem não lhe liga importância, o que é verdadeiramente lamentável.

Tomei conhecimento da história pelo amigo Afonso da Maia, que no seu blog chamou a atenção para a vergonha que se estava a passar e apresentou os factos que colocam a limpo a questão. Não é que a dita senhora tenha qualquer relevância política, porque a não tem; mas a mentira repetida não pode passar sem ser desmentida sob pena de alguns virem a pensar que é verdade.

Por isso há mais a esclarecer, sobretudo quando ainda há gente que vê bem, mas que se faz de cega quando não lhe interessa ver. No rol da sua maledicência, escreveu a cronista que o actual Presidente da Câmara não tem feito nada pelo Centro Histórico. Eu cá até gostava de saber o que fez a Câmara no tempo em que essa senhora foi vereadora! No momento oportuno lá chegarei.

Por agora vou eu dizer o que foi feito desde 1994 (início do trabalho do Presidente Rondão Almeida), e tenho que o fazer resumidamente para não vos aborrecer com excesso de informação. Para saber tudo isto basta viver em Elvas há 40 ou 50 anos. Nem é preciso mais nada para notar a enorme diferença para melhor:

Ao longo de 15 anos dos mandatos do senhor Presidente Rondão Almeida foram substituídas as infra-estruturas de centenas de ruas do centro histórico, com novas redes de água, esgoto, e pavimento em granito, onde antes havia roturas diárias, ratazanas às centenas e buracos.

Foi feita a requalificação da Praça 25 de Abril, do Largo da Misericórdia, da Rua da Cadeia, da Praça da República, das ruas comerciais (Alcamim, Olivença, Carreira, Alferes Cristóvão Pinto, Feira, S. Francisco), fazendo zonas de lazer onde antes havia parques de estacionamento imundos, onde o fumo e o óleo que pingava dos automóveis denegria os monumentos.

Foi feito um Estudo Global de Urbanismo Comercial que permitiu aos comerciantes candidatarem-se a incentivos para modernizarem e revitalizarem os seus estabelecimentos, oportunidade que muitos aproveitaram, como os senhores Abel Cortes e José Cardoso Rente.

Foram pintados, recuperados e reutilizados centenas de prédios, através de fundos da autarquia, dos proprietários e usando programas como o Recria, o Solarh e o Rehabita. Foi construído um parque de estacionamento subterrâneo para mais de 200 viaturas, para que todos pudessem vir fazer as suas compras ao centro da cidade e assim contribuir para a revitalização do comércio.

No tempo em que a cronista foi vereadora nem luz decente havia nas ruas do centro histórico de Elvas. Era uma luz branca e difusa, do tipo de uma vela numa noite de nevoeiro, que motivava o vandalismo e a insegurança da população à noite. Com o actual Presidente, toda a iluminação foi substituída passando para o triplo da potência, passando de uma luz branca e “morta” para uma luz amarela brilhante, forte e digna de uma verdadeira cidade. Mas isto foi em todo o Concelho de Elvas: centro histórico, bairros e freguesias.


Ainda nesta matéria, o Presidente da Câmara que a senhora acusa de não ter feito nada, fez mais: colocou em toda a cidade intramuros novas lanternas de iluminação, uniformes, bonitas e resistentes, a substituir a miscelânea que antes existia de pratos de chapa, lâmpadas dependuradas sem armadura, lanternas ferrugentas de vários modelos, globos, etc.

Instalou também a rede de TV por cabo em todo o centro histórico, sensibilizando os moradores para que sejam os próprios voluntariamente a tirar as ruas antenas antigas dos telhados da cidade. Colocou uma nova sinalética turística e indicativa adequada a uma cidade histórica.

Coloca todos os anos uma magnífica iluminação natalícia em todas as ruas comerciais, que é hoje um atractivo turístico da nossa Elvas, muito diferente da iluminação decadente e medonha de outros tempos em que usavam uns ferros tortos, encaracolados, em duas ou três ruas.

Além de tudo isto, ainda recuperou monumentos, edifícios históricos, trouxe grandes eventos para a Praça da República, deu vida à cidade durante todo o ano e muito mais que já foi anunciado para o futuro, temas que deixo para outro post.

A verdade é que tem sido através deste esforço integrado, que a Câmara Municipal de Elvas presidida pelo senhor Rondão Almeida, tem conseguido melhorar as condições de habitabilidade do Centro Histórico e tornar esta zona da cidade mais atractiva para quem aqui reside, para quem aqui trabalha e para todos aqueles que nos visitam em busca dos nossos estabelecimentos comerciais ou do nosso património.

Tenho que reconhecer que este trabalho enorme é difícil de suportar por quem, usando de má fé e dominado pela inveja, nada de verdadeiramente significativo foi capaz de pôr de pé quando esteve nos Paços do Concelho.

Vai a senhora ripostar que mandou colocar os livros da biblioteca nas estantes? Olhe: Rondão Almeida fez uma Biblioteca nova! Toda informatizada! Manteve o antigo e fez o excelente, o moderno, com os livros antigos que lá estavam e com os milhares de livros novos que já comprou. Incomparável!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Encontro com Área Social


A senhora Presidente da Junta de Vila Fernando, D. Teresa Franco Galego, teve a intervenção que se segue na última Assembleia Municipal, para a qual chamo a vossa atenção e se aceitam as vossas opiniões:

"A Câmara Municipal de Elvas, em boa hora, decidiu organizar um Encontro Temático sobre a área da Acção Social.
Como de costume, a adesão foi pronta: dezenas de instituições e quase uma centena de pessoas compareceram.

Entre as conclusões tornadas públicas, refiro as seguintes:
Neste Encontro sobre a área social, foi possível concluir:

– manifestada a necessidade de se continuar a investir na construção e ampliação de equipamentos sociais, tendo, enquanto Presidente da Câmara continuado a disponibilizar o apoio da Autarquia;

– apresentada a ideia de um novo programa social, em do ponto de vista técnico, para apoio às famílias mais carenciadas em situação de desemprego, tendo sido solicitada opinião das instituições presentes;

– lançadas, pelas instituições, sugestões de novas valências de apoio a dar resposta no futuro, ao que a Câmara Municipal não deixará de corresponder positivamente;

– disponibilização, às Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobre, do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, a nova Creche a construir pela Câmara Municipal na zona da Belhó/Raposeira, para admissão de mais 60 crianças.

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Elvas:
A isto se chama estar atento às necessidades da população.
A isto se chama governar bem.
Isto é seguir a política de construir
e entregar a quem tem vocação para gerir.

É disto que o Concelho de Elvas precisa:
de quem tenha ideias,
de quem tenha meios financeiros
e de quem seja capaz de colocar tudo em prática.

Por outro lado, aquilo que o Concelho não precisa é fácil dizer:
não precisa de quem só fala
não precisa de quem insinua e insulta com frequência
não precisa de quem não conhece a realidade concelhia."

sexta-feira, 6 de março de 2009

A Tristeza dos Meia Dúzia


O Governo português decidiu antecipar em seis meses a construção da linha do TGV Lisboa-Madrid. Uma excelente notícia que vai deixar tristes os mesmos meia dúzia para quem quanto pior, melhor. Uma medida de louvar que constitui mais um contributo para estimular a economia nacional e para a criação de postos de trabalho que ajude a combater e a ultrapassar a crise.
Sobre a questão do TGV e dando seguimento às minhas publicações dos últimos dias, deixo-vos com a intervenção do Dr. Rui Jesuino na última Assembleia Municipal de Elvas:


"O Primeiro-Ministro português e o Chefe do Governo espanhol decidiram que Elvas vai acolher a próxima Cimeira Ibérica. A escolha foi feita há pouco mais de um mês em Zamora, no decurso do último encontro dos governos dos dois países ibéricos.

Os Elvenses ficaram contentes com esta distinção.
Alguns – aquela meia dúzia do costume… – resolveram desvalorizar o evento.

Para mim, a escolha de Elvas revela:
- o reconhecimento da localização transfronteiriça da Cidade
- o apetrechamento dos nossos equipamentos hoteleiros
- as acessibilidades a Elvas
- a nossa monumentalidade
- e o estado de conservação e recuperação da Cidade

Um elvense verdadeiro, um chamado elvense de gema, só pode ficar feliz por ver a sua terra em centenas de órgãos de comunicação social de Portugal e Espanha.

Por fim, uma nota dirigida àqueles que garantem que, no final do ano, a Cimeira Ibérica já não vai contar nem com o Primeiro-Ministro José Sócrates nem com o Presidente da Câmara Rondão Almeida.

Eu pensava que a importância deste evento fosse para além de alguns dos protagonistas.

Mas, já que me obrigam a pensar em nomes, concluo:

- olhando para as sondagens, não acho possível que o Primeiro-Ministro de Portugal seja diferente do actual;
- conhecendo o Povo do Concelho de Elvas, não vejo maneira do Presidente da Câmara Municipal não ser José Rondão Almeida.

Mas fico agradecido pela dica.
Se os nomes dos protagonistas reflectir a vontade dos Elvenses, melhor para os Elvenses.
Ainda que aquela meia dúzia do costume… acabe por ficar triste, muito triste, porque voltou a ser contrariada pela maioria."

terça-feira, 3 de março de 2009

Exercício de Imaginação na Assembleia Municipal

Intervenção do senhor Luís Ribeiro na última Assembleia Municipal de Elvas. Mais um dos que vos prometi publicar.

"Vou propor-vos um exercício de imaginação.

Vamos imaginar que a revista Monumentos, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, tinha dedicado uma grande parte de um número com 224 páginas a Évora, Estremoz, Portalegre, Beja, Vila Viçosa ou Castelo de Vide.

Imaginemos que isto tinha acontecido.
O que vos peço é para imaginar o que diriam certos elementos da chamada oposição, especialmente um ou outro que emite comunicados, faz conferências de imprensa e escreve em blogues.

São capazes de imaginar o tipo de comentários?
Eu ajudo e sugiro:
- uma revista destas nunca poderia ser dedicada a Elvas;
- Elvas não tem património reconhecido
- a Câmara é incapaz de dar visibilidade à Cidade
- o Presidente da Câmara não tem influência

Tudo isto, está claro, para além de insinuações, insultos e má-criações do costume.

Mas isto é imaginação; seria o que poderia ter acontecido.

Mas a realidade é outra.
Não foi em Évora, Estremoz, Portalegre, Beja, Vila Viçosa ou Castelo de Vide.
Foi em Elvas!
O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento regional e o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades vieram ao Auditório São Mateus, no dia 9 do mês passado.

Estiveram na apresentação do número 28 da revista Monumentos.

Os Elvenses estão orgulhosos desta revista.
E digo mais: aqueles a quem esta revista assentou mal, nem merecem ser considerados Elvenses.
Pertencem a grupos que têm como lema “Quanto Pior, Melhor!”.
Não merecem ser considerados Elvenses e, permitam-me que o diga, não merecem a nossa consideração."

segunda-feira, 2 de março de 2009

BRAVO, DR. JOAQUIM REAL MENDES!


Na Assembleia Municipal de Elvas de dia 26 de Fevereiro foi aprovado por maioria esmagadora um Voto de Louvor ao Presidente daquele orgão, Dr. Joaquim Real Mendes.

O texto que um amigo me enviou atesta bem da opinião dos membros da Assembleia em relação ao autarca. Opinião que, permitam-me que vos diga, e por aquilo que se conhece em Elvas deste ilustre professor da nossa terra, corroboro integralmente.

"VOTO DE LOUVOR

Considerando a elevada formação cívica e moral do senhor Presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Dr. Joaquim António Real Mendes, que muito tem contribuído para o bom funcionamento da mesma;

Considerando que o senhor Presidente da Assembleia Municipal, pela sua forma tranquila e segura, tem tratado dos assuntos deste órgão com o maior rigor, mantendo com segurança a ordem e a disciplina, inclusive quando algum dos deputados se exalta, ou mesmo em situações em que houve maior agitação nas bancadas partidárias;

Considerando que o senhor Presidente da Assembleia Municipal de Elvas, um professor elvense, bastante respeitado pelos munícipes do nosso Concelho, tem cumprido a sua missão neste órgão com isenção e imparcialidade, procurando fazer cumprir na íntegra o Regimento da Assembleia Municipal e a legislação que rege o funcionamento dos orgãos das autarquias locais;

Conscientes da dificuldade da tarefa que é ser Presidente da Assembleia Municipal, tendo que manter o rigor e a disciplina, nem sempre compreendido por alguns, mas mantendo uma conduta de elevado respeito e consideração para com todos os membros deste órgão do Município;

Os deputados da Assembleia Municipal de Elvas, abaixo-assinados, propõem a atribuição de um voto de louvor e de confiança ao Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Elvas."

Quem apresenta queixa contra um homem desta categoria é que se devia retratar e dizer em que é que consegue ser melhor do que ele... só se for na má língua e na maldade.