domingo, 28 de dezembro de 2008

FESTEJAR JUNTOS II




Por mais que fiquem irritados alguns daqueles que não gostam que eu diga as verdades e mostre a realidade... paciência... Vou continuar a dizer e a mostrar aquilo que outros teimam em querer esconder. Já disse e repito: sou um dos bons que os maus não conseguem calar. (E ponto final!).


Por isso cá vai mais uma grande irritação para a "meia-dúzia", e uma satisfação para a maioria dos elvenses: mais três fotografias de festas de natal que os leitores deste blog me enviaram por e-mail. Agradeço muito a vossa colaboração e os vossos comentários interessantes.

Estas são as últimas fotografias, e ilustram a festa de Natal que as Juntas de Freguesia de Assunção, Caia e S. Pedro, Alcáçova, e Ajuda promoveram no dia 21 de Dezembro, com a presença de muitas centenas de pessoas como se pode ver pela imagem, e onde cantaram os parabéns ao senhor Presidente da Câmara.


Aliás, segundo ouvi na rádio, nesse dia houve também festas de Natal na Terrugem, em Vila Fernando e na CURPI, e em todas a população fez questão de cantar os parabéns ao chefe do Município elvense. Bem demonstrativo do carinho que o povo nutre pelo seu Presidente e não deixa de ter alguma piada uma pessoa soprar velas de aniversário em quatro ou cinco bolos no mesmo dia. Eu cá sopro velas só num bolo e com grande sacrifício... não por falta de fôlego!

A primeira deste conjunto de fotografias é da festa de Natal que a Escola do 1º Ciclo e o Jardim de Infância de Varche promoveram com a Câmara e a Junta de Freguesia de S. Brás e S. Lourenço, onde as crianças apresentaram canções alusivas à época que atravessamos.


Pelas mensagens que me enviaram com a foto, estiveram presentes os pais e avós das crianças, o representante do Agrupamento Escolar, o Presidente Rondão Almeida e os membros da Junta. Mais umas boas prendinhas caíram no sapatinho dos meninos e os pais e avós devem ter sentido uma alegria enorme ao verem os seus rebentos a mostrar tanta veia artística!


Claro que a satisfação também era grande porque, como um comentador já disse noutro post meu, a Câmara recuperou toda a escola primária, contruíu o jardim de infância novo, o centro cultural e o pavilhão onde decorreu o espectáculo das crianças, além de ter colocado ar condicionado nos três edifícios.


Parabéns a todos pelo bom trabalho e por, todos juntos, fazerem uma Elvas Melhor para todas as crianças e idosos. O espírito de Natal esteve bem presente por todo o Concelho nesta quadra.


Que a paz esteja com todos no próximo ano, e que possamos continuar a trabalhar da melhor forma pela nossa terra. Com lealdade e harmonia.


Nota: Peço-vos que não mandem mais fotografias de festas de Natal para publicar porque este é o último post sobre o assunto. Mas agradeço as vossas imagens sobre outros assuntos bons para Elvas. O meu e-mail fica ao vosso dispor.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FESTEJAR JUNTOS





Depois de um Natal em família, regressámos hoje ao trabalho a meio gás, já que a maioria dos trabalhadores aproveitou estes dias para férias. Mas não podia deixar passar este período sem vos mostrar algumas imagens que me enviaram por mail, dando conhecimento do movimento que tem havido pelo nosso Concelho.

Refiro-me às dezenas de festas de Natal que decorreram em Elvas, cidade e freguesias rurais, aniversários de associações e muito mais. As imagens que vos trago são da festa de Natal da freguesia de São Vicente, que contou com a presença de cerca de 400 pessoas da aldeia e foi animada pelo Grupo de Cantares daquela localidade.

Também por este período a Sociedade Recreativa da São Brás de Varche comemorou o seu aniversário, com a presença de mais de uma centena de sócios, e com um bolo de aspecto apetitoso. Pena que não lhe possamos tomar o gosto pela internet.

Por último, fica a fotografia que me enviaram de Santa Eulália, freguesia onde, à semelhança do que foi feito em todas as outras, a Câmara Municipal de Elvas e a Junta de Freguesia entregaram prendas de Natal a todas as crianças do 1º Ciclo (Escola Primária) e Jardins de Infância da rede pública. Um gesto de louvar para proporcionar momentos de felicidade às crianças do nosso Concelho.

Também registo o facto de o senhor Presidente da Câmara Municipal de Elvas ter estado presente em todas estas e muitas outras festas natalícias que decorreram na nossa terra durante este mês. Disseram-me que foram mais de 50 e que terá contado com o convívio de mais de 4.500 munícipes, o que entendo como uma boa forma de o povo se sentir próximo de quem o governa. Esta relação de proximidade é muito salutar e, certamente, permite desenvolver um melhor trabalho para uma Elvas Melhor.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

DEMISSÕES CHANTAGISTAS EM PORTALEGRE


Estou indignado!
O sr. Presidente da ULSNA, dr. Luís Ribeiro, apresentou a sua demissão à Senhora Ministra da Saúde na passada sexta-feira, com a restante administração em bloco, devendo nós considerar como "bloco" apenas três elementos, já que as duas administradoras de Elvas já tinham apresentado antes o seu pedido de demissão por divergências com Luís Ribeiro.

Alegou o referido Conselho de Administração como razão para a sua demissão, em comunicado veiculado pela Lusa, que li na SIC Online, a contestação à própria Ministra, e ao Governo, por ainda não ter nomeado os substitutos das duas profissionais de Elvas que se haviam demitido há algum tempo.

Também os directores dos Centros de Saúde se demitiram por solidariedade com Luís Ribeiro, que os tinha nomeado. Até aqui tudo normal: demitiu-se o dr. Luís Ribeiro e aqueles que ele nomeou!

O surreal da questão reside no facto de ele se demitir por o Governo não ter nomeado as pessoas de Portalegre, da confiança pessoal desse senhor, para substituir as de Elvas e chefiar os dois Hospitais. Seria cómico se não fosse tão absurdo!

Esse senhor foi nomeado pelo Governo, é militante de conveniência do PS, entretém-se no "deixa-andar" e agora faz chantagem com a Senhora Ministra da Saúde e com o Governo em geral, o mesmo Governo que o nomeou. Espantoso!

Em declarações proferidas hoje, a Senhora Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, disse aos jornalistas que "não (se justifica) o pedido de demissão em bloco de uma unidade só porque o processo está atrasado na nomeação". Claro que tem razão e já devia saber com o que conta quando o PS de Portalegre anda de braço dado e a partilhar o poder com o PSD. Vivem à custa um do outro, porque há muitos socialistas e sociais-democratas de Portalegre que dependem desses acordos de bastidores.

Antes que me esqueça: os directores de serviço do Hospital de Portalegre também apresentaram a demissão, até porque são todos do PSD e a confusão interessa-lhes. Em Elvas, o director de serviços da ULSNA que também apresentou a demissão foi o do Serviço de Imagiologia, dr. João Pinto, que vi há minutos na televisão a manifestar solidariedade a quem o nomeou - o dr. Luís Ribeiro. Pasmei de espanto. Mais um a comer na mão do dono de Portalegre.

Desculpem a dureza deste post, mas já começo a ficar farto dos jogos de Portalegre contra Elvas e da falta de vergonha desta gente que envergonha o Governo. É que ainda se dão ao desplante de fazer um abaixo-assinado para serem nomeados outra vez!

Senhor Primeiro-Ministro e Senhora Ministra, acabem com esta pouca vergonha e ponham esses senhores no olho da rua, de vez! Façam o favor de aceitarem as suas demissões, senão, depois de terem destruído o Hospital de Portalegre, vão destruir o Hospital de Elvas e levam para a cova os Centros de Saúde.

Não é com chantagistas que se gere a saúde! E muito menos com incompetentes desinteressados. Se trabalhassem bem em vez de andarem na politiquice, como já tem sido referido, os doentes do distrito estariam melhor servidos.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Caixa do Correio - ELVAS EM BOAS MÃOS!


Hoje deixo-vos com um texto que recebi de um deputado da Assembleia Municipal de Elvas, que me enviaram para publicação. Tenho mais algumas cartas dos frequentadores desta blog, com pedido de publicação, que aqui vos deixarem no futuro. Já vos tinha dito que o prometido é devido, por isso cá vai o primeiro, ficando à vossa disposição e agradeço a todos os que comentam os meus posts:


"Estamos praticamente no Natal e parece que o Concelho de Elvas e os Elvenses têm sido bem prendados. O mês passado, o mês presente e os tempos que se seguem fazem-nos crer mais uma vez que Elvas está de parabéns e agradece esse facto tanto ao poder local como ao poder central.

As urgências do hospital não vão perder valências, a área dos protocolos de saúde com Badajoz parece resolvida, a estação do TGV já sabemos que fica no Caia, uma nova prisão em Vila Fernando com 200 novos postos de trabalho, o reforço e conversão da secção de Elvas da PSP em divisão, um novo lar em Santa Eulália e uma creche na Belhó, um parque infantil no bairro de São Pedro.

Ao nível do turismo, a promoção de Elvas em Espanha com efeitos imediatos e milhares de pessoas na nossa cidade logo no fim-de-semana que se seguiu, igrejas abertas para os turistas, a pista de gelo cheia, iluminação de Natal, climatização nas ruas e ecopontos subterrâneos.

E isto não surge por acaso: é que por sinal temos um Primeiro-Ministro que afinal até nos ouve, temos um grande Presidente da Câmara que trabalha incansavelmente pelo nosso Concelho, e também algumas destas acções foram fruto de boas conversações que a Câmara manteve em diversas reuniões com comerciantes, com profissionais de saúde, com profissionais da área do turismo e com a juventude.

E é também por esses encontros com a juventude que tenho que louvar e agradecer à Câmara Municipal de Elvas na pessoa do seu Presidente, em nome da Juventude Socialista, por ouvir os mais jovens do nosso concelho, não só nestas últimas reuniões, mas como sempre tem ouvido ao longo destes 15 anos e pelo que tem feito por esta faixa etária. Senhor Presidente, eu ainda sou novo, mas lembro-me de como na minha escola primária se passava frio, lembro-me de como as mesas e as cadeiras estavam partidas e as portas arrombadas.
Hoje é bem diferente: salas climatizadas, actividades de enriquecimento curricular, serviços educativos nas instituições, livros gratuitos para os mais necessitados e agora um portátil para todos os alunos.

Agora há também os bares do Coliseu. Ainda não passou um mês e meio desde a abertura dos quatro bares exteriores do Coliseu, mas este tempo já é suficiente para se poder garantir três coisas: ganhou-se um espaço de qualidade, com bom acesso e estacionamento garantido; a juventude, especialmente esta, ganhou um novo espaço de diversão até altas horas da madrugada; e os residentes da Cidade-Jardim ganharam direito às suas horas de descanso como qualquer outro morador deste Concelho.

De uma assentada, a Câmara Municipal de Elvas teve a visão de resolver vários problemas.
E ainda estamos no tempo frio… deixem vir a Primavera e o Verão, para assistirmos a verdadeiras multidões a usufruir de um espaço verdadeiramente agradável.

Estranho apenas uma coisa. Temos aqui um partido político especializado em blogues, comunicados e conferências de imprensa, mas ainda não se deu por ele. Andará distraído? Não lhe interessa falar? Está proibido de apoiar uma medida da Câmara?

Pouco interessa encontrar uma explicação. O que é importante para os Elvenses é que mais este projecto da Câmara Municipal de Elvas tenha vindo ao encontro do desejo e dos gostos da população, mais e menos jovem.

Obrigado a todos que contribuíram com esta boa ideia, já comprovada em menos de mês e meio. Aos profissionais da má-língua, um conselho: virem-se para outro lado. Este já não dá.

Mas também já sei o que vai dizer a oposição a todas estas realizações dos últimos meses, que são transversais a todos os aspectos da sociedade: do turismo à juventude, passando pela acção social e pela cultura: ou assobia para o ar e inventa um qualquer problema, ou então diz que para o ano é ano de eleições e é por isso que tanta coisa acontece.

Dois erros: a oposição não serve para inventar problemas, mas para os ajudar a resolver e o argumento das eleições é ridículo, uma vez que no nosso Concelho trabalha-se todos os dias para ter realizações destas ao longo de todos os meses que dura o mandato e é isso que deixa os Elvenses descansados, porque têm uma equipa que trabalha diariamente por eles, sem ter em conta se há eleições, mas sim tendo em contra os Elvenses e as suas aspirações porque é para eles que todos devemos lutar por um concelho melhor,

Muito Obrigado,
Rui Jesuino"

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

TEMPESTADE NO CDS-PP

O QUE TEM ISTO:


A VER COM ISTO?

Recebi na sexta-feira passada um conjunto de cartas de elvenses que gostam do meu blog e que me dão conta das suas opiniões sobre vários temas concelhios que gostariam de ver aqui tratados.

Prometo que divulgarei essas vossas cartas de intervenção, mas não hoje. Hoje registei na imprensa nacional um tema que me interessou muito pelo contributo que nos pode dar para analisar o carácter de certos políticos que temos no país e em Elvas. Pela fotografia já perceberam que é sobre o CDS. É uma notícia da TSF, que cito:

"Dissidentes do CDS-PP podem ultrapassar uma centena

Sete dissidentes do CDS-PP oficializaram, esta terça-feira, a ruptura com a actual direcção de Paulo Portas, alegando que o partido como está não tem cura. Em conferência de imprensa, os dissidentes confirmaram que nos próximos dias mais de uma centena de militantes vai entregar o cartão.

Na hora de entregar o cartão dos militante, João Luís Mota Campos, antigo Secretário de Estado Adjunto da Justiça no governo de Durão Barroso, disse que sai com mágoa e confirmou que o número de dissidentes vai aumentar, representando «um conjunto de elevado de concelhias e distritos do país».


Mota Campos explicou que o CDS-PP actual já não permite um «debate interno», sendo agora um partido «oportunista, populista e demagógico», «nem de direita nem de esquerda», tendo como «cujo único objectivo aceder ao poder».


Para Mota Campos, o centro de Paulo Portas é «estar ao centro entre o PSD e o PS», ou seja, ele «viabilizará qualquer um desses partidos». «Considero isso uma abdicação trágica», rematou.

Também José Paulo de Carvalho encarou esta posição de Paulo Portas como oportunista, afirmando que o actual líder democrata-cristão vai querer coligar-se com quem vencer as eleições legislativas de 2009. (...)

Com a saída do deputado José Paulo Carvalho do grupo parlamentar democrata-cristão, o CDS-PP deverá voltar a ser a quarta força política na Assembleia da República, atrás do PCP. (...)

Além de Mota Campos e do deputado José Paulo de Carvalho, desfiliaram-se do CDS-PP a ex-deputada por Bragança Tábita Mendes, João Anacoreta Correia, Paulo Jorge Teixeira, de Gondomar, e Vítor Faria (...)."

Gostava de ver os vossos comentários sobre qual pensam ser o futuro destes pequenos partidos, que ficam quase reduzidos a nada com situações destas, e qual o contributo que uma debandada destas que causa tanta instabilidade no CDS pode ter para uma Elvas Melhor.

Podem dizer-me que é um partido insignificante e que nem vale a pena comentar, mas mesmo pequenino existe e por isso deve merecer a nossa reflexão.

Prometo que as vossas cartas vão ser publicadas brevemente. Não estão esquecidas.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Jovens Elvenses Solidários



O espectáculo de solidariedade "Um Grito de Esperança pela Vida", organizado por um grupo de alunos da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas (David Passão, Ricardo Candeias, Inês Galguinho e Marisa Valentim) decorreu no passado sábado, dia 13 de Dezembro, no Cine - Teatro em Elvas, decido graciosamente aos jovens pela Câmara Municipal.

Com a sala quase cheia, este grupo de jovens demonstrou o espírito solidário dos elvenses, que teve bom acolhimento do público, já que a receita de bilheteira reverteu a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Com apresentação de André Silva e as vozes de artistas elvenses como Carlos Caracol, Jorge Goes, Augusto Carujo, Inês Galguinho, Carla Isabel, Nelson Cardoso, Raquel Guerra e Rui Garrido. Os fadistas foram acompanhados à guitarra por Rui Castanho e à viola por Nuno Borrego.

Um bom exemplo dado pelos jovens que, desta forma também contribuem para uma Elvas Melhor. Contribuem também para ir calando as vozes daqueles que gostam de falar mal na nossa juventude. O Concelho de Elvas tem uma juventude saudável, que desde cedo contribui para melhorar a nossa terra.

Bom trabalho rapaziada. Continuem.

sábado, 13 de dezembro de 2008

CONTRA O TGV... e contra os Hipermercados, não?



Depois de ter estado uma semana em França a tratar de negócios importantes para a minha empresa, eis que acabadinho de chegar a Portugal leio esta notícia, para a qual peço a vossa apreciação (a fonte é a agência Lusa, com texto Sic):


<<"Não temos dinheiro para todos os grandes projectos previstos em Portugal e quem não tem dinheiro não tem vícios", afirmou o patrão da Sonae no Porto, durante o seminário "The World in 2050", promovido pelo Fórum Manufuture-Portugal, a que preside, e pela PricewaterhouseCoopers.

Relativamente ao comboio de alta velocidade, Belmiro de Azevedo admitiu que "gostaria de o ter, mas quando o país tivesse dinheiro para isso e tráfego que o justificasse". Neste momento, ironizou, "oferecia os direitos de passagem aos espanhóis e eles faziam o TGV em Portugal".

Na mesma linha, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros, também presente no seminário, reafirmou a sua oposição ao projecto do TGV, defendendo que "os grandes investimentos devem ser feitos numa óptica de optimização do emprego e de equilíbrio da balança de pagamentos" portuguesa.


Para Belmiro de Azevedo, a actual situação de crise económica mundial é "uma oportunidade óptima" para o Governo "se desprender dos compromissos assumidos" relativamente a muitos dos grandes projectos. Essencial é, para o empresário, a aposta no empreendedorismo e em "actividades económicas chave" onde o país tem "muito potencial", como a fileira da floresta, do mar, do turismo e da agricultura.


É que, alertou, "o produto potencial em Portugal tem caído nos últimos quatro/cinco anos, o que significa que, se um "um dia" o país "tiver a felicidade" de a economia acelerar, "só terá sucata para trabalhar, não terá máquinas nem recursos humanos de qualidade". >>


Para quem chega de um país como a França onde o TVG é uma realidade inquestinável, e vejo isto em Portugal, só posso dizer que acho impressionante a visão desta gente!


Suspender o TGV quando o País precisa é de grandes investimentos e este o rumo que todos os líderes mundiais vão tomar? Obama já anunciou um pacote de grandes obras para os EUA, Sarkozy fez o mesmo para a França.
Não há dinheiro para grandes investimentos? Mas o senhor Belmiro de Azevedo não sabe que uma obra destas é financiada pela União Europeia?


Como é possível que esta gente que reclamava a renovação do Aeroporto do Porto, mais auto-estradas para o Norte, mais ligações a Espanha pelo Norte, mais e mais desenvolvimento para o Norte, venha defender a suspensão do TGV? A resposta só pode ser uma: a primeira linha a avançar é a sul, passa pelo Alentejo e entra em Portugal por Elvas!


Sendo assim, então porque não defendemos a paragem da construção de mais hipermercados do senhor Belmiro de Azevedo? Era um bom contributo para acabar com empregos desqualificados, que ele também critica.


É contra estes lobbys que o Alentejo nunca conseguiu lutar e por isso tem ficado para trás. Eu jamais abdicaria do TGV. Não acredito, nem por um minuto, que o Governo vá trás destas pressões de quem só vê os seus interesse particulares em detrimento dos interesses do país.


Acredito que o TGV pode contribuir para uma Elvas Melhor e para um país melhor. Acredito que o Governo vai decidir neste sentido. Acredito que, mais uma vez, como tem acontecido ultimamente, Elvas vai ganhar mais esta batalha!



domingo, 7 de dezembro de 2008

Portalegre e o Lobo do Capuchinho Vermelho



Ouvi uma parte da entrevista do senhor Presidente da Câmara de Portalegre, José Mata Cáceres, à Rádio Elvas no passado sábado, em repetição da entrevista que passou na quarta-feira à noite e de que fui ouvindo excertos durante o resto da semana em todos os serviços informativos daquele orgão de comunicação social.


É um prazer ouvir Mata Céceres, mas há algumas opiniões suas que me deixam dúvidas e outras que me merecem um comentário contrário.


Primeiro, não entendo a utilidade de ouvirmos o Presidente da Câmara de Portalegre numa entrevista de fundo quando muito raramente temos a oportunidade de ouvir o Presidente da Câmara de Elvas em entrevistas dessa índole, apenas vamos ouvindo curtos excertos de conferências de imprensa, pedaços de discursos proferidos em eventos e mais uns bocadinhos disto e daquilo. Mas, adiante. Cada um sabe de si e a Câmara da nossa cidade, assim como a imprensa, devem saber cuidar de si e tratar do que lhes diz respeito como acham mais conveniente.


Mas nesta entrevista, bem conduzida pelo jornalista João Fernando, ouvimos Mata Cáceres falar de muita coisa, umas da sua responsabilidade outras da responsabilidade do Governo. Ainda bem que se vê que finalmente há um Governo que olha para Portalegre e, por sinal um Governo de cor política muito diferente de quem governa aquela Câmara.


Não podemos esquecer que foi o actual Primeiro-Ministro que, enquanto Ministro do Ambiente deu muitos milhões de euros a Portalegre através do Programa Pólis, que permitiu a Mata Cáceres fazer todas as obras de requalificação que por lá estão à vista na zona antiga.


O senhor Presidente da Câmara de Portalegre fala da discussão em tornos dos Hospitais de Elvas e Portalegre como uma coisa negativa. Sabemos porque pensa assim: Portalegre tem vindo a tomar conta da saúde no Distrito, são de lá quase todos os membros do Conselho de Administração, é lá que está a sede da ULSNA, têm praticamente todos os directores de serviços dos dois hospitais, quase tudo gente do PSD, partido de Mata Cáceres. Tudo isto, mais uma vez, à custa de um governo PS. De facto não lhe podia correr melhor e por isso fala de barriga cheia. É contra isto que se tem insurgido o Presidente da Câmara de Elvas e que motivou até uma resposta, publicada no Linhas de Elvas, de um senhor que é apresentado como enfermeiro, mas que na realidade é o Chefe de Gabinete de Mata Cáceres. Como podem ver, muito interessante...


A entrevista do senhor Presidente da Câmara de Portalegre é quase uma ofensa para os elvenses. Vem, com pezinhos de lã, defender que Elvas e Portalegre têm que ser "irmãs" e que a rivalidade não faz sentindo, mas essa é a conversa do lobo da história do Capuchinho Vermelho, que se veste de avózinha para comer o outro parceiro do conto. Se há quem o ajude a passar essa imagem de apaziguador em Elvas e em Portalegre, eu sei analisar pela minha cabeça e, decididamente, não me deixei enganar por palavras que não correspondem à prática.


E para terminar, ainda se atira aos deputados dizendo que eles, os socialistas Miranda Calha e Ceia da Silva, andam por Lisboa a defender a sua vida e não o Distrito. Mais uma vez tenho que lhe dizer que esteve muito mal, eng. Mata Cáceres. Pior do que não aceitar um presente é ser mal agradecido, e ainda pior quando estas palavras são proferidas por um político que diz não o ser.


Concordo com Mata Cáceres quando diz que os deputados não têm andado pela Assembleia da República a defender o Distrito de Portalegre, porque têm andado por lá só a defender a cidade de Portalegre.


São estes deputados do PS, já para não falar do senhor Governador Civil, que têm andado com o senhor Presidente da Câmara de Portalegre ao colo a caminho de Lisboa. Foram estes que lhe conseguiram tudo o que o nosso PSD lhe tinha deixado em dúvida: a Escola nova da GNR; a Escola de Hotelaria e Turismo; mais uns valentes milhões do QREN; uma nova auto-estrada para Estremoz, em cima de um excelente IP que já têm; um Hospital a ser todo renovado; uma nova unidade de hemodiálise; e tudo o mais que ainda está para vir e que Mata Cáceres anuncia, e muito bem politicamente, como sucessos seus.


Fico muito contente por ver que se dão tão bem nos bastidores e que publicamente se atacam "para inglês ver". A entrevista não contribuiu para uma Elvas Melhor. Só pode ter contribuido para confirmar aquilo que alguns de nós já sabiamos e que agora muitos ficaram a saber: Elvas tem sempre que continuar alerta, porque os políticos de Portalegre farão tudo para acabar com o desenvolvimento da nossa cidade. Em Portalegre há muito boas pessoas, eu conheço-as. Mas há por lá políticos, de todos os partidos, que não perdoam o facto de Elvas não se ajoelhar a seus pés.


Felizmente, em Elvas temos um Presidente da Câmara, com o qual contamos independentemente das nossas simpatias ou antipatias partidárias; que não se cala e que sabe mexer-se bem, sem precisar dos favores de deputados ou de qualquer governador civil de Portalegre. Infelizmente não temos é o estatuto de "Capital de Distrito", num país onde os títulos ainda contam muito, mesmo que o titular seja um parasita.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

É bom Apoiar as Associações



No dia 20 de Novembro os dirigentes das associações do concelho de Elvas reuniram com a Câmara a convite do Senhor Presidente, coisa que vem acontecendo quase anualmente. Estes encontros periódicos do movimento associativo com Rondão Almeida deixam os dirigentes satisfeitos por poderem trocar experiências entre si, poderem apresentar as suas sugestões e, ao fim e ao cabo, poderem participar no desenvolvimento do nosso Concelho.


Mas estas reuniões periódicas e a presença do Presidente Rondão Almeida nos diversos eventos organizados pelo movimento associativo, dão a perceber a importância que lhe dedica e o reconhecimento da relevância das colectividades em Elvas como parceiros para esse desenvolvimento. Acho que esta tem sido uma das pedras de toque do trabalho destes últimos executivos autárquicos.


Na realidade, a gestão participada que a Câmara Municipal tem praticado, representa uma vantagem para as populações e sobretudo para os dirigentes associativos, que têm uma enorme facilidade de contacto com a autarquia e veem dar resposta aos seus anseios e preocupações.


A este propósito, lembro que na última reunião de câmara foi aprovada a atribuição de mais 90 mil euros em subsídios a distribuir por muitas associações e clubes do concelho, sempre para o desenvolvimento de actividades de interesse municipal e que são importantes para crianças, jovens, adultos. Só ao Núcleo de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa desta vez couberam 15 mil euros para a aquisição de uma nova ambulância.


Mas o mais extraordinário de tudo isto é que, a seguir a todas as reuniões de Câmara ouvimos esta descrição pela comunicação social, ou seja, mais apoios atribuídos pelo Município de Elvas para acções sociais, culturais, desportivas e recreativas.


Pode haver alguém que não entenda e que até considere um desperdício, e até quem se questione como consegue a Câmara dinheiro para atribuir a todos. Mas, eu sinto que esta atitude da autarquia ajuda bastante a que tenhamos uma Elvas Melhor, onde as nossas associações têm apoio para realizar as suas actividades em prol da população.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Igrejas de Elvas vão abrir



A Câmara de Elvas decidiu há dias celebrar protocolos com as paróquias da cidade, com o objectivo principal de abrir as igrejas do Centro Histórico aos visitantes e população local, criando um roteiro que permite aos turistas apreciar o património religioso tão rico que a nossa cidade possui.


Após várias conversações com as entidades religiosas foi possível chegar a este acordo que considero relevante para a valorização patrimonial e que o Município pretende também alargar ao Castelo de Elvas, após conclusão das negociações que decorrem com o IGESPAR, segundo anunciou à comunicação social o Senhor Presidente Rondão Almeida.


Neste caso das igrejas, a Câmara suporta todas as despesas necessárias à concretização da acção e responsabiliza-se também pela formação dos elementos que vão guiar os turistas dentro dos templos, e ainda pela edição do roteiro explicativo. Por seu lado, as Paróquias vão indicar os nomes dos colaboradores que ficarão responsáveis pelo acompanhamento dos visitantes.


Mais uma boa iniciativa que espelha a importância que a edilidade elvense dedica ao património. Acções só possíveis com muito diálogo e muita insistência junto da grande diversidade de instituições que gerem os monumentos em Elvas. Reconhecemos que nem sempre é uma tarefa fácil.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tunas: Juventude, Rondão, Beirão e Magarreiro



Decorreu este fim-de-semana na Terrugem o 4º Encontro de Tunas Académicas, organizado pela Sociedade Recreativa daquela aldeia do concelho de Elvas e ao qual resolvi deslocar-me por ser um frequentador algo assíduo do que se vai passando pela Terrugem.


Ao longo do Encontro actuaram seis tunas e foi possível desfrutar de muita animação, desde karaoke, brincadeira taurina e discoteca com DJ´s. O desfile das tunas acabou por não se realizar, contrariamente ao previsto, devido às más condições atmosféricas de sábado.


O encerramento do evento decorreu ontem à noite no Centro Cultural da Terrugem e culminou com um jantar convívio na sede da Sociedade Recreativa onde participaram tunas como a da Universidade Sénior de Borba e a Tuna da Escola Secundária de Elvas, em estreia absoluta neste Encontro.


No encerramento e no jantar estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Elvas e o Presidente da Junta de Freguesia da Terrugem. Este último felicitou as tunas participantes e agradeceu a iniciativa, enquanto o primeiro elogiou o dinamismo do movimento associativo da Terrugem e felicitou todos os participantes.


Destaque especial para a Tuna da Escola Secundária de Elvas, sob a orientação do prof. Carlos Beirão que, mais uma vez, mostra saber motivar e acompanhar os alunos daquele estabelecimento de ensino, sendo um exemplo a seguir por alguns que apenas se dedicam ao estritamente necessário no interior da sala de aula.


Digno de nota é ainda a alegria com que os jovens elvenses desta tuna receberam e acarinharam o senhor Presidente da Câmara Municipal de Elvas e a forma efusiva como conviveram com o chefe do Município, abraçando-o, tirando fotos conjuntas e falando-lhe como se de mais um colega e amigo se tratasse. Pela forma como Rondão Almeida reagiu e conviveu com os jovens, é mesmo disso que se trata.


Parabéns aos jovens pelo entusiasmo e parabéns ao Senhor Presidente da Câmara pela forma como se envolve com a juventude da nossa terra. Parabéns à Terrugem por mais este bom evento que mobiliza a freguesia e contribui para o dinamismo do Concelho.